A organização do Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic/SEMESP) divulgou os trabalhos dos alunos dos cursos superiores da Unifadra selecionados para este ano. Foram aprovados 13 trabalhos da instituição nas áreas das humanas, biológicas e exatas.

Segundo Jeisson Ferrari, coordenador do Departamento de Pesquisa e Extensão, todos os cursos poderão ter representantes este ano no Conic, que será realizado na Universidade Santa Cecília na cidade de Santos.

Ferrari comentou que os estudantes pesquisam em grupos sempre orientados pelos professores da instituição. Os trabalhos enfocam principalmente estudos de relevância nas áreas de saúde e do meio ambiente, iniciativas que estão diretamente relacionadas ao caráter sustentável da instituição.

“O evento, que já está em sua 11ª edição, é considerado o maior do país. Em dois dias, mais de mil estudantes universitários demonstram seus trabalhos acadêmicos. Para a Unifadra, participar do Conic já é motivo de satisfação pelo rígido processo de seleção pelo qual passamos”, comentou.

No ano passado, a Unifadra obteve o quinto lugar e no ano anterior, a acadêmica do curso de Matemática, Simone Frutuozo de Souza, conquistou o primeiro lugar na área de Ciências Exatas e da Terra. Participam do Conic acadêmicos das principais faculdades e universidades públicas e particulares de todo o país. O evento ocorrerá no dia 19 de novembro em Santos.

11ª EDIÇÃO – Com 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados, o 11º Conic – Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras e Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, estabelece mais um recorde de participações.

Os trabalhos foram orientados por 1.107 professores de 216 Instituições de Ensino Superior – públicas e privadas, abordando temas relacionados às Ciências Biológicas e Saúde (478 ou 32% do total); às Ciências Exatas e da Terra (80 ou 5%); às Ciências Humanas e Sociais (382 ou 26%), às Ciências Sociais Aplicadas (208 ou 14%) e Engenharias e Tecnologias (341 ou 23%).

Apesar da predominância de estudantes do Estado de São Paulo (646 trabalhos de alunos da Capital e Grande São Paulo; 532 do Interior e 270 do Litoral), o 11º Conic recebeu inscrições de todas as regiões do país, distribuídas da seguinte forma: 97 de Minas Gerais, 61 do Mato Grosso do Sul, 46 do Rio de Janeiro, 32 do Distrito Federal, 19 de Santa Catarina, 14 do Paraná, 12 do Rio Grande do Sul, 12 de Goiás, 12 da Paraíba, 7 do Amazonas e 7 do Mato Grosso, 6 de Pernambuco, 5 de Rondônia, 4 da Bahia, 4 do Pará, 3 do Tocantins, 3 do Ceará, 3 do Amapá, 2 do Espírito Santo e um dos estados de Roraima, Acre e Sergipe.