A Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, responsável pelas delegacias nos municípios de Junqueirópolis a Panorama, divulgou dados estatísticos em que mostra, entre outros dados, a apreensão de mais de 1,7 toneladas de maconha; 13.275 quilos de cocaína, 1.134 quilos de crack e 45 quilos de haxixe.

Foram instaurados 1.471 inquéritos, desses, 1.464 relatados; 255 flagrantes lavrados; 39 veículos recuperados; 210 prisões efetuadas por mandado; 313 pessoas presas em flagrante; 10.094 boletins de ocorrências registrados e 2.792 Termos Circunstanciados.

O resultado é uma somatória dos trabalhos da Polícia Civil e Militar em toda região de Dracena, além da Polícia Rodoviária que interveio em apreensões de drogas e flagrantes na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294).

Segundo o delegado seccional Nilton Santos Paschoal, responsável pelo expediente na delegacia durante as férias do titular João Paulino da Silva, a Polícia Civil da região de Dracena – seguindo orientação e determinação do Deinter-8 de Presidente Prudente – fez realizar durante o ano de 2011, 12 operações policiais direcionadas, especialmente, à captura de condenados, apreensões de armas e drogas, cujos resultados foram amplamente satisfatórios.

Ressaltou também que além destas incursões policiais mensais de caráter ordinário, outras de foco direcionado e em área restrita desta região foram efetivas.

O delegado atribuiu o sucesso das operações ao preparo técnico e profissional dos policiais civis, usando do trabalho de inteligência policial para a coleta de informações antes e durante a concretização da ação programada. “Além do interesse profissional dos policiais envolvidos contamos com a colaboração da sociedade que, confiando na polícia, tem fornecido informações importantíssimas para o desempenho e êxito das ações policiais”, afirmou Paschoal.

CAPACITAÇÃO – Paschoal destacou ainda a participação de vários policiais civis da região em cursos de aperfeiçoamento e capacitação ministrados pela Academia de Polícia Civil do estado de São Paulo, política adotada pela Secretaria de Segurança Pública visando o aprimoramento do policial civil para desempenhar a atividade de polícia judiciária, sobretudo a investigação policial, bem como para melhora do atendimento público.

Das centenas de modalidades de crimes existentes, as delegacias da área registraram muitos casos de furto simples, nada alarmante segundo o seccional, cujo índice criminal está dentro da normalidade estatística, sendo inclusive um dos menores da região do Deinter-8 de Presidente Prudente.

No mesmo ano foram apreendidos 27 jovens em flagrante e cinco por mandados, envolvidos, na maioria, na prática de delitos de furto e tráfico de drogas. Ao todo, foram registradas, em 2011, 386 ocorrências envolvendo adolescentes como autores.

MUDANÇAS – No último semestre de 2011, a Delegacia Seccional – atendendo ao que dispõe o projeto de reengenharia da Polícia Civil determinado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado – fez a junção do 1º e 2º Distrito Policial, bem como da DIGDISE, instalando ainda o Necrim (Núcleo Especializado Criminal) que veio ocupar a sede do 2º DP.

A união dos distritos e delegacias especializadas tem a finalidade de manter o fortalecimento dos recursos humanos e materiais, de forma a fomentar e melhorar o desempenho das atividades de polícia judiciária, sobretudo, o atendimento ao público, preservando a identidade de cada unidade.

O Necrim, que é uma modalidade de Justiça Restaurativa, tem como finalidade básica promover, de forma mais célere, nos casos em que a lei assim o permite (delitos de menor potencial ofensivo, que sejam de ação penal privada e/ou pública condicionada à representação), a composição civil entre as partes envolvidas no ilícito criminal, de forma a promover ainda a paz social e a economia processual.