Assustados, confusos, indecisos. É assim que muitos jovens se sentem na hora de escolher o curso superior mais indicado, na hora escolher a sua futura profissão, mesmo em cima da hora para as inscrições nos vestibulares. Ainda mais nos dias atuais, onde diversas Instituições oferecem muitas possibilidades quanto aos cursos oferecidos.
Mas em meio a tanta oferta é preciso estar atento. A Faculdade deve ser encarada como a escolha de uma plataforma, um alicerce para a construção da vida profissional e, apesar de se apresentarem como boas opções, algumas Instituições não estão devidamente preparadas para atender à expectativa de seus alunos.
Para o candidato não ficar perdido e acabar tomando uma decisão errada, a professora e coordenadora do curso de Letras da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz orienta: em primeiro lugar é preciso gostar, sentir interesse pela área a ser cursada. “Em qualquer profissão é esperado que a pessoa se desenvolva com paixão”, orienta a professora mestre Marisa Finotti Guarnieri.
No caso do curso de Letras, oferecido pela Reges de Osvaldo Cruz, além de lidar com a língua portuguesa e a produção de textos, o que é fundamental em qualquer área, o aluno sai pronto para prestar concursos públicos.
“A estabilidade oferecida para a carreira como professor da área de Letras é um grande atrativo. As políticas públicas também estão se voltando para uma melhor condição salarial. O governo do Estado de São Paulo assumiu tal compromisso publicamente, fato noticiado em diversos jornais em 2011. Atualmente é difícil encontrar um bom professor que esteja desempregado. Aqui na Reges de Osvaldo Cruz temos alunos que já começaram a trabalhar a partir do segundo ano”, afirma a professora.
É preciso também verificar se o curso está atualizado, com bons professores e boa infraestrutura. O candidato que optar por Administração, na Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, irá encontrar um curso que tem como objetivo aliar a experiência acadêmica à prática profissional.
“Temos como exemplo um banco da cidade, onde vários alunos começaram como estagiários e, após uma seleção rigorosa, conseguiram ser efetivados. Nós trabalhamos com um conceito de qualidade que vem conseguindo importantes resultados.
Nossos alunos chegam com pouco conhecimento sobre a área empresarial e saem daqui como profissionais qualificados e capacitados”, orientou a professora e coordenadora do curso de Administração, professora mestre Flávia Rover Leão.
Mesmo que a procura por um curso superior seja maior entre os jovens, não existe uma idade limite para o ingresso em uma Faculdade. A professora e coordenadora de Pedagogia, Wanda Darin Miotto, é um bom exemplo de quem estudou até uma idade mais avançada. Concluiu seu doutorado em educação após os 60 anos de idade.
“Não tem essa história de que estou velho demais para estudar. Ninguém também faz um curso para ser pai ou mãe, a gente acaba aprendendo. Assim também é com o conhecimento. Existem habilidades que podemos adquirir com uma boa formação”, destaca a professora Wanda.
A carreira de professor, por exemplo, tem tudo para crescer nos próximos anos. Não só por conta de programas de governo, mas também pela necessidade cada vez maior de pessoas desta área.
“Assim como a população está crescendo mundialmente, também irá crescer o número de alunos. Com isso haverá a necessidade de mais escolas e, consequentemente, mais professores. Quem estiver preparado vai ter seu espaço no mercado de trabalho”, disse a professora.
Quem está em busca de uma formação de qualidade pode se inscrever para o vestibular 2012 da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz. A Instituição tem sede na Rua Chile, 501, Bairro Jardim das Bandeiras. O telefone para mais informações é o (18) 3528-4706.