A professora doutora Flávia Thomaz Verechia Pereira, docente da Unesp de Dracena, conquistou o título de livre-docente no mês passado, quando submeteu-se ao concurso nos dias 15 e 16. A unidade passa a contar com quatro professores livre-docentes, Reges Heinrichs, Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, Fábio Mingatto e Flávia.
Ela defendeu a tese “Expressão da proteína fluorescente verde (GFP), como marcador de cédulas de origem fetal em gestações de clones bovinos” e foi aprovada pela banca examinadora composta pelos professores doutores Reges Heinrichs, professor adjunto da Unesp Dracena; Rosa Maria Gomes de Macedo, professora associada do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá (PR); Maria Angélica Miglino, professora titular do Departamento de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – USP/São Paulo; Carlos Eduardo Ambrósio, professor Associado do Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – FZEA/USP/Pirassununga e Cecílio Viega Soares Filho, professor adjunto do Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal da Unesp Araçatuba. A doutora Flávia obteve média geral 10.
Estiveram presentes o vice-coordenador executivo, professor doutor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, docentes, funcionários, alunos da unidade e também os pais de Flávia, Marília e Nélio Augusto Verechia, que se mostraram orgulhoso com a dedicação e empenho da filha.
A livre-docência é um título concedido no Brasil por uma instituição de ensino superior, mediante concurso público, apenas para portadores do título de doutor, e que atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa, e é aberto por edital e o candidato inscrito deverá, além de submeter-se a uma prova escrita e a uma prova didática, desenvolver também uma tese ou obra sobre um tema acadêmico e defendê-la perante uma banca examinadora.
Flávia nasceu em Porto Ferreira-SP; cursou Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Fundação de Ensino Octávio Bastos em São João da Boa Vista-SP (1996), fez mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela FMVZ-USP, São Paulo (2000), doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela FMVZ-USP, São Paulo (2004) e pós-doutorado pelo Departamento de Ciências Básicas, ZAB na FZEA/USP, Pirassununga, SP (2008). Atua na Unesp de Dracena desde 2004, onde ministra as disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos I e II e Histologia e Embriologia Animal.