Ontem (27), 526 alunos da escola estadual Julieta Guedes de Mendonça em Dracena passaram pela avaliação da aprendizagem em processo. A prova é mais um mecanismo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para diagnosticar eventuais dificuldades de aprendizado e agir pontualmente para resolvê-las.

Participam da avaliação estudantes dos 6º e 7º anos do ensino fundamental e das 1ª e 2ª séries do ensino médio regulares de todas as escolas estaduais do município. Na EE Julieta Guedes de Mendonça, de acordo com o diretor Edson Fávero, farão as provas 73 alunos do 6º ano e 148 do 7º ano do ensino fundamental; além de 160 alunos da 1ª série e 145 da 2ª série do ensino médio.

O diretor explicou que as provas na escola começaram ontem e podem ser aplicadas até a próxima sexta-feira (2). Os estudantes serão avaliados em língua portuguesa e matemática. A aplicação é feita pelo professor da própria disciplina, no horário regular das aulas e em dias diferentes para língua portuguesa e matemática.

A iniciativa servirá também para subsidiar as equipes gestoras e os docentes das unidades escolares com dados e orientações para a elaboração do planejamento pedagógico. “A avaliação é um instrumento que possibilitará aos professores da rede estadual uma análise mais precisa do nível de aprendizado dos alunos em relação ao currículo. Por meio dela, os docentes terão acesso a informações detalhadas que servirão de base para ações mais efetivas na recuperação dos estudantes que apresentarem defasagem”, declarou o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

A prova de língua portuguesa será composta de 14 questões de múltipla escolha para os alunos do 6º ano e 15 para os do 7º ano do ensino fundamental e das 1ª e 2ª séries do ensino médio. Haverá ainda uma proposta de redação a todas as turmas. Já a avaliação de matemática terá o mesmo formato para todos, com 10 questões de múltipla escolha.

“A finalidade da Avaliação da Aprendizagem em Processo não é aferir nota pelo desempenho do aluno e sim identificar suas dificuldades com o objetivo de saná-las”, salienta Leila Mallio, coordenadora de Gestão da Educação Básica da Secretaria da Educação. Para isso, os professores receberam, como material de apoio, o manual “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, que os auxiliará no diagnóstico dos estudantes, além de sugerir intervenções de acordo com a defasagem apresentada.