A construção do prédio da biblioteca da Unesp Campus Experimental de Dracena está concluída. A expectativa é que os alunos já poderão utilizar as novas instalações na volta às aulas este mês. As informações são do professor doutor e vice-coordenador da Unesp, Paulo Figueiredo.
Ele explicou que a obra foi feita de acordo com os parâmetros de acessibilidade como rampas e portas mais largas e tem áreas destinadas ao armazenamento de livros, pontos de consulta, mesas para estudo, circulação de pessoas, computadores com acesso a internet e anfiteatro para aulas, palestra e defesas de teses.
Novo mobiliário já foi adquirido, mas estantes, balcões e mesas utilizados na antiga biblioteca serão aproveitados. Com a mudança, o espaço deverá ser destinado para apoio acadêmico e setor de informática.
Figueiredo revelou que a nova construção ainda não é biblioteca completa. “O prédio foi concebido com condições de ser expandido no futuro. Para nós é uma conquista muito grande uma vez que toda biblioteca é o coração de uma unidade universitária”, afirmou.
A inauguração está prevista para o período entre março e abril, quando o vice-reitor no exercício da reitoria, Júlio Cezar Durigan, e demais autoridades serão convidados para a solenidade. O investimento foi em torno de R$ 1,5 milhão e a área construída é de 800m². O novo prédio faz parte do pacote de investimentos de ampliação do campus.