A Polícia Militar já está com todo o planejamento operacional de segurança pronto para colocar em prática nos locais dos festejos carnavalescos em Dracena e região. Na área da 1ª Cia de Dracena, o carnaval acontece na ABD, no JTC de Junqueirópolis e na 3ª idade de Ouro Verde, onde o policiamento vai ser reforçado para dar aos foliões a sensação de segurança.

A informação é do capitão Ivan Garcia de Oliveira, comandante da 1ª Cia que abrange os municípios de Dracena, Ouro Verde e Junqueirópolis. Por serem poucos bailes na área, o policiamento será facilitado, segundo o capitão, e com menos reforço no contingente.

O capitão Ivan afirmou que a preocupação maior será em Panorama (Panpeão) e Paulicéia (Carnacross) que terão aumento de 80% no número de policiais.

Com relação ao período do carnaval, quando normalmente os foliões deixam suas residências para ir ao baile, o capitão Ivan deu algumas orientações para que a população ajude a evitar ocorrência de furtos.

Entre elas, que as pessoas fechem bem as janelas, portas e portões; ao se ausentar da casa, avisar o vizinho para que ligue 190 no caso de ouvir algum barulho estranho; não deixar luzes acesas dentro da residência e que parentes ajudem a recolher as correspondências e jornais nas garagens, evitando chamar a atenção dos meliantes.

Também que a população estacione os veículos em locais iluminados e não esqueça de ligar o alarme; não deixar as portas e vidros abertos em hipótese alguma; não deixar pertences à vista dentro do carro, como sacolas e carteiras que podem despertar o interesse do ladrão.

Segundo o capitão Ivan, em qualquer caso de emergência a Polícia Militar estará à disposição pelo telefone gratuito 190.

RONDA PROGRAMADA – Durante o período carnavalesco, quem for viajar pode contar com a Ronda Programada da Polícia Militar. Basta se dirigir até a sede da 1ª Cia e preencher o cadastro gratuito. Neste serviço, a viatura passa constantemente sem prejudicar o patrulhamento normal em frente às residências cadastradas, ajudando na segurança.

O major Silvio César Saraiva, comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, que abrange 22 municípios de Osvaldo Cruz até Panorama, ressaltou que o patrulhamento ostensivo será feito normalmente nas cidades mesmo com o planejamento operacional para os locais de carnaval.