O governador Geraldo Alckmin autorizou ontem, a implantação do projeto Jovem de Futuro na rede estadual de ensino. A proposta é atender a 811,4 mil alunos de 1.208 escolas de Ensino Médio até 2014 por meio de parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Instituto Unibanco e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), do Ministério da Educação. A iniciativa visa ao aprimoramento da gestão escolar para melhorar a qualidade de ensino e o desempenho dos alunos.

“Um passo significativo na expansão desse programa do Ensino Médio inovador. O projeto piloto deu um excelente resultado. Ele permite uma avaliação permanente, não apenas ao final do trabalho, mas durante o trabalho nas escolas”, destacou Alckmin. 

Por meio do projeto, escolas públicas de Ensino Médio recebem apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, alcancem melhores resultados. Para este ano, está prevista a participação de 98,5 mil estudantes de 208 escolas, em 21 diretorias regionais de ensino. Serão 137 unidades no interior e 71 na capital e Região Metropolitana de São Paulo. Deverão integrar a ação mais 500 escolas no próximo ano e outras 500 em 2014, totalizando 1.208 unidades participantes. 

Ao longo deste ano, o projeto deverá mobilizar cerca de 700 profissionais da rede estadual paulista, entre dirigentes, supervisores de ensino, gestores e professores. O MEC repassará os recursos diretamente às escolas, a Secretaria da Educação executará o projeto e o Instituto Unibanco será responsável pelas formações e pelo apoio técnico às unidades, com um investimento de R$ 77 milhões. Até 2016, está previsto o aporte de R$ 180 milhões do governo federal. 

“Essa iniciativa é um exemplo das diversas formas de parcerias transformadoras que buscaremos promover no âmbito do programa Educação – Compromisso de São Paulo, que tem como um dos objetivos principais fazer com que nossa rede estadual de ensino atinja níveis de excelência”, afirmou o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.