Os alunos dracenenses Leonardo Augusto Simões Miola, 10 anos, e Pedro Henrique Ignácio, 9 anos, ambos da escola Ottília Braz Noguerol, tiveram seus contos publicados no Livro das Crianças “Contadores de Histórias Encantadas”, projeto aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.

O livro contém 51 histórias selecionadas de várias escolas do Brasil, sendo que seis são do estado de São Paulo. Os dracenenses participaram de um concurso concorrendo entre os alunos de 8.562 escolas participantes. As produções foram analisadas por um júri especializado.

Os livros têm distribuição gratuita para as escolas e bibliotecas de todo Brasil. Todas as histórias encaminhadas para o concurso fazem parte do acervo da “Biblioteca Virtual de Histórias Encantadas e outras Histórias”.

Leonardo e Pedro foram orientados pela professora Célia Cristina Silva Poltronieri e, na quarta-feira (7), a prefeitura por meio da secretaria municipal de Educação apresentou os estudantes contemplados aos colegas da escola, professores e equipe. Os garotos e a professora receberam exemplares dos livros.

Para a secretária de Educação, Irmes Mattara, a publicação mostra que a equipe está no caminho certo e que no município, a Educação está sendo construída com qualidade. “Incentivando a leitura, aumentamos o nível de aprendizado dos alunos e formaremos pessoas mais críticas e observadoras”, disse.

Marcaram presença o prefeito Célio Rejani; o vereador Claudinei Milan Pessoa, representando o Legislativo; Irmes  Mattara; representantes do Executivo e Legislativo; a diretora da escola Ottília Braz Noguerol, Valdeci Cruz Martins;  professores, coordenadores, pais e alunos.

PROJETO – Durante o trabalho, as crianças tiveram diferentes oportunidades de ouvir, contar e produzir histórias, aprendendo novas competências linguísticas (estrutura de texto, tipos textuais, elementos de gramática, figuras linguísticas, diferenças e semelhanças entre a linguagem oral e a escrita, ouvir, ler, contar, escrever, corrigir e revisar) que as ajudaram a revelar os segredos de cada história e, por outro lado, a criar seus próprios segredos e as histórias que os escondem.

Foi elaborado de acordo com os princípios do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade.

Neste “Concurso Cultural”, as histórias (contadas ou escritas) criadas pelos alunos e alunas ao longo do percurso proposto nos materiais didáticos são enviadas pelos professores responsáveis para a “Central de Relacionamento dos Contadores de Histórias Encantadas”.