Bombeiros da área do 14º GB de Presidente Prudente participam, em Dracena, do curso de salvamento aquático para atividades de Guarda Vidas desde o dia 12 de março. O treinamento deve terminar na próxima quinta-feira (5). Participam 17 bombeiros pertencentes as cidades de Presidente Prudente, Marília, Bauru, e do Grupamento de Bombeiro do Mar do litoral paulista. O curso acontece uma vez ao ano.

De acordo com o tenente Maxwel Isidoro da Silva, os bombeiros são treinados para atuar em casos de salvamento de pessoas que estejam em situação de risco em locais de água (rio, córrego, lagoa e até mesmo em enchentes). “Nestes casos emergenciais, a necessidade de um socorrista no atendimento à vítima, retirando-a da água, colocando-a em segurança”, explicou o tenente considerando a existência dos rios Paraná, Peixe e Feio, que banham várias cidades da região. 

Os bombeiros treinam na prática cenas reais com embarcações, aprendendo a fazer manutenção em motores de poupa e como lidar com a embarcação.

Maxwel frisou a importância da prevenção dos pescadores no uso de coletes salva-vida. Disse que, ao ano, sete afogamentos são registrados e, na maioria das vezes, envolvem pescadores imprudentes com o uso desses coletes.  

“Nós sabemos que é comum a legislação estabelecer que embarcações de até 6 metros não há necessidade de vestir colete, porém é necessário estar no interior da embarcação. Mas, só isso não é suficiente para que o pescador tenha segurança, é necessário que o colete esteja no corpo, pois no momento que a embarcação emborcar, ele não terá tempo de nadar até o colete”, disse.