O curso de Direito da Faculdade Reges de Dracena realizou na terça-feira (27), o 1º Ciclo de Estudos de Direito do Trabalho na Contemporaneidade. Por uma hora falou o desembargador Luiz Antônio Lazarim, corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), enfocando o tema “Processo Eletrônico e a Justiça do Trabalho”.
Do evento participaram o presidente da Reges, professor José Gonzaga da Silva Neto, o diretor da Faculdade, professor José Leite da Silva Neto, os juízes do Trabalho, Marco Roberto Wolfgan e Cláudio Issao Yonemoto, o juiz de Direito, Valmir Maurici Júnior, prefeito Célio Rejani, advogado João Carlos Sanches (representante da OAB), professora Heloísa Portugal, coordenadora do curso de Direito, professora Maria Zenilda de Souza, diretora da Faculdade de Vilhena, professor Sérgio Cardoso, entre outros convidados.
Do prefeito Célio Rejani, Lazarim recebeu o decreto que o declarou hóspede oficial do município.
A PALESTRA – O desembargador Lazarim agradeceu a recepção de Dracena, que ainda não conhecia, e o decreto do prefeito o tornando hóspede oficial. Sobre a palestra, disse que foi um prazer falar para jovens, que são do mundo da informática. Com relação aos atuais processos judiciais e trabalhistas, reforçou que é importante acabar com a utilização do papel até em respeito ao meio ambiente, daí a necessidade de investir no meio virtual.
O desembargador informou que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) só utiliza processos digitalizados. Na 15ª Região, o segundo semestre está reservado para o início dos processos eletrônicos em Varas do Trabalho, sendo que Dracena é uma das candidatas.
O palestrante também informou que os advogados serão beneficiados por sua inclusão no Poder Judiciário com acesso aos processos a todo momento pelo computador.
Sobre o Tribunal da 15ª Região, Lazarim comentou que o mesmo abrange 599 municípios e 20,6 milhões de pessoas. É o segundo maior Tribunal do país, só perdendo para a Capital.
Lazarim ingressou na Magistratura do Trabalho em 1985, chegando ao cargo de desembargador em 1998. Desde 2010 é corregedor regional do Tribunal do Trabalho da 15ª Região, com mandato até 2012