O Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) aprovou o curso de especialização em Neuropsicologia e as Interfaces com as Neurociências para a Unifadra Dracena. O pedido foi feito em outubro do ano passado, através do processo 307/2011. O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a autorização nesta última semana, após análise do relator conselheiro Marcos Antônio Monteiro e do presidente do CEE Hubert Alquéres.
O curso terá duração de um ano e meio e será oferecido quinzenalmente, às sextas-feiras e aos sábados, com aulas teóricas e práticas.
Segundo Donizete Zequine Campos, coordenador do curso, a especialização lato sensu tem como meta ampliar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a Neuropsicologia e familiarizar o profissional para realizar uma avaliação multidisciplinar, o capacitando para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento adequado do paciente. Ainda de acordo com o coordenador, a Neuropsicologia é uma especialidade relativamente nova, cuja área de conhecimento e prática clínica visa a compreender e relacionar o cérebro, sistema emocional e comportamental. “Os avanços na área de reabilitação neuropsicológica e a carência de profissionais especializados na região foram impulsos motivadores para trazer esta especialidade para Dracena”, disse o coordenador.
Cláudia Parra, professora da faculdade de Psicologia, explicou que o curso de especialização é inédito na região e tem como público-alvo psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicomotricistas e outros de áreas afins.