O ex-atleta e campeão mundial no Atletismo, Adauto Domingues, esteve ontem (30) à tarde, em Dracena, no Dia do Desafio. 

Ele ministrou palestra no Centro Olímpico, da Vila Barros, para grupos de crianças de vários projetos de atletismo locais, que estavam acompanhados de seus respectivos professores. 

Adauto disse que neste evento, o primordial é a troca de informações já que não veio ensinar ninguém. 

Ele também afirmou que no trabalho que desenvolve procura incutir na comunidade, a importância da atividade física independente de ser campeão ou não, como hábito de vida. 

Após a palestra, Adauto Domingues realizou com as crianças alguns exercícios de coordenação para melhorar a postura mecânica de corrida e coordenação motora durante a competição. “Esses exercícios favorecem não só no atletismo, mas também no futebol e no basquete, ou em qual esporte optarem. É a primeira vez que venho a Dracena e fiquei muito feliz”, disse o ex-atleta. 

Adauto Domingues comentou ainda que o atletismo no Brasil tem tido muitas melhoras, que ainda não irão refletir na conquista de medalhas para este ano, mas tem atletas chegando as semifinais em varias áreas, tais como arremesso, velocidade e em marcha. “O grande barato é a gente conseguir mobilizar o maior número de pessoas no atletismo visto que o Brasil é imenso. A gente teria de ter mais Maurrens e mais Marilsons, e este é o caminho”, afirmou. 

Adauto ressaltou que o perfil ideal para ser campeão é ser dedicado, ter empenho e comprometimento com o que se faz. 

Segundo ele, o objetivo não é ser campeão no esporte, mas sim, na vida e quem não tem comprometimento morre no meio do caminho. 

Sobre a qualidade das crianças dos projetos de atletismo em Dracena, Adauto disse que nos exercícios pôde observar que são de qualidade excepcional e maravilhosa. “Aqui tem garotos descalços que conseguem desenvolver a atividade de formal legal e bem coordenados. Aquilo que a gente precisa na base, eles têm”, concluiu Adauto Domingues.