Dois capitães da Esquadrilha da Fumaça estiveram ontem (21) à tarde, em Dracena, acertando detalhes com o prefeito Célio Rejani e o vice Enivaldo Sartori, da vinda da Esquadrilha, no próximo mês. Por causa da chuva, os capitães não conseguiram pousar com as aeronaves no Aeroporto Estadual Muliterno, tiveram que descer em Araçatuba, onde estarão no dia 14 de julho se apresentando. Eles chegaram a Dracena, no final da manhã, de carro. 

Os capitães Arantes e Nielson, após verificarem os possíveis locais, foi decidido que a apresentação será no dia 15 de julho, no “Centro Olímpico Professor Paulo Tahara”, às 16 horas. As aeronaves pousarão e decolarão no Aeroporto Estadual Muliterno e seguirão para a apresentação no local citado.

De acordo com o capitão Arantes, há um ano no Esquadrão da Fumaça, “serão quatro tipos de apresentações com várias manobras, com cerca de 50 minutos, a última apresentação na cidade ocorreu em 1992, no mesmo local”.

No dia da apresentação em Dracena, 16 pessoas acompanharão a equipe composta por sete pilotos que farão a demonstração no ar e um piloto no solo, narrará todas as manobras feitas. Os capitães também pediram um carro contra incêndio, polícia e Corpo de Bombeiros, próximo ao local para dar apoio à tripulação.

“Conseguimos acertar os últimos detalhes para ser um grande evento a população e encerrar com grande festa e total segurança os Jogos Regionais”, afirmou Rejani.

O Corpo de Bombeiros, atiradores do Tiro de Guerra, Polícias Militar e Civil também farão apresentações especiais no local.

No Aeroporto de Dracena há um painel com fotos das demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, em 1992, no município. 

CURIOSIDADES – Para fazer a demonstração, é ativado um sistema a óleo que sai a fumaça formando vários desenhos no ar. 

Para ingressar na Esquadrilha é exigida muita experiência, tem que ser instrutor da AFA (Academia da Força Aérea) com 800 horas de voo. 

No dia 14 de maio, a Esquadrilha da Fumaça completou 60 anos e atualmente tem sede em Pirassununga; é formada por 13 pilotos altamente treinados e capacitados com mais de 3.500 demonstrações em território brasileiro e internacional.