Terminou ontem (15), no Clube do Tiro de Dracena, atrás do antigo matadouro, o Curso de Especialização em Armamento e Tiro da Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Durante dois dias, 20 policiais das áreas das Delegacias Seccionais de Dracena e Adamantina aprenderam a forma correta de uso da pistola calibre 40.

Ontem na prova de 50 tiros de longa e pequena distância do alvo, cada um dos participantes tiveram aprovação de 100% e agora estão habilitados em pistola semi automática.

O curso foi ministrado pelos investigadores Rodrigo Freitas, de Dracena e Israel Pereira Coutinho, de Adamantina, professores da Academia de Polícia.

Rodrigo explicou que foi um curso que a Polícia Civil vem adotando há algum tempo, para habilitar os policiais em armas semi automáticas (pistola 40) e que desde 2010 existe uma portaria que determina que para usar qualquer tipo de arma na instituição, desde o revólver até o fuzil, o policial precisa ser habilitado e passar por uma nova avaliação de três em três anos.

Segundo Freitas, em virtude do ótimo aproveitamento da turma e pelos participantes terem respondido bem as instruções todos foram aprovados. Ele ressaltou que ao todo foram dados cerca de quatro mil tiros e a partir de agora a comunidade tem mais 20 policiais capacitados para em caso de necessidade atirar com a pistola 40.

Rodrigo Freitas afirmou que o revólver não vem sendo mais usado pela polícia, atualmente a arma padrão não só no Brasil, bem como no mundo é a pistola 40, cujo poder de parada é quatro vezes mais potente que um 38. “O que interessa para a polícia não é a letalidade e sim a capacidade que a pistola tem em cessar a violência de imediato, parando quatro vezes mais um indivíduo do que o revólver calibre 38. A bala perdida ocorre por parte do bandido e não do policial que tem que estar capacitado para não perder o alvo e as balas saírem do lado. O alvo precisa ser acertado para não existir o que se chama de bala perdida”, explicou o professor e investigador.

O investigador Israel Coutinho disse que essa primeira turma de 2012 se saiu muito bem com uma qualificação acima da média. Explicou que a portaria exige que as reciclagens precisam ser periódicas em cada nível de habilitação. “Essa turma se saiu muito bem e nenhum dos participantes foram reprovados, não houve nenhum incidente de tiro. O pessoal absorveu bem as técnicas ensinadas e, por isso todos acabaram sendo aprovados”, disse Israel.

Entre os 20 participantes, o destaque foi o policial Idene, que quase gabaritou o alvo acertando 48 tiros de um total de 50. O nível dele foi acima da média exigida que era de 60% do total de tiros na avaliação final.

De acordo com o professor Israel, cada participante deu 50 tiros, ontem, na avaliação final, mas em média foram 300 tiros cada policial.

Integraram o curso os policiais Alcino Duarte Lovo; Alberto Olivaldo Sofia; Álvaro Duarte da Silva; Antonio Paulo de Oliveira Reis; Aparecido Antonio de Oliveira; Francisco Ortega; Gilberto Pinto; Heitor Aparecido Rinaldi; Idene Rodrigues dos Santos Junior; Itamar Servo Silva; Jodovaldo Emilio; José Luiz Mendes dos Santos; Luíza Aparecida Cavallo Netto; Márcio Aparecido Vedoveto; Nilsa Maria Miguel de Moura; Osvaldo José Costa; Sérgio Toshio Ishikawa; Vagner Altran; Wagner Antonio Gonçalves e Wagner Storti.

O curso teve o apoio logístico da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, da Secretaria de Saúde, através do setor de ambulância e o apoio do GOE.