O para nadador dracenense, Alexandre da Silva Fernandes, da equipe Adef/Secult/Academia Estilo Livre esteve no final de semana participando da 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil de Natação, na piscina do Sport Club Corinthians Paulista, na capital paulista. A competição contou mais de 400 inscritos, entre eles, colombianos, equatorianos, argentinos, cubanos, venezuelanos entre outros.

A participação nesta etapa é classificatória para a 3ª e última Etapa Nacional, que está marcada para o final de novembro e início de dezembro em Fortaleza/CE. Serviu também como avaliação pela comissão técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro e para obtenção de índices para o Campeonato Mundial, que deverá acontecer no próximo ano no Canadá, uma vez que estas competições, a partir de 2013, deverão acontecer de dois em dois anos e não mais de quatro em quatro anos.

Apesar do frio intenso, Alexandre conseguiu uma medalha de prata nos 50 metros nado livre e uma medalha de bronze nos 100 metros nado livre, fazendo tempo muito aquém de sua melhor performance. Também em função do tempo, foi nadar os 200 metros nado medley em vez dos 400 metros nado livre, pois esta última prova deveria ser disputada próximo das 19h30, o que prejudicaria ainda mais o atleta sensível ao frio. 

Nos 200 metros nado medley, Alexandre, conseguiu diminuir oito segundos em relação a sua marca anterior, chegando em 4º lugar. O para nadador ganhou duas semanas de descanso para poder iniciar sua preparação para o Open Brasil, que está sem data definida; Jogos Abertos do Interior, em Bauru; e para fechar o ano, a 3ª Etapa Nacional de Fortaleza.

A expectativa é que até o Open Brasil, Alexandre tenha seu protesto deferido pelo Comitê Paralímpico Internacional e possa realizar sua sonhada reavaliação nesta competição.