Uma campanha de cadastramento de doadores de medula óssea será promovida em Panorama no próximo mês. A população da cidade e região poderá comparecer ao Panorama Náutico Clube, no dia 11 de agosto, das 9h às 17h.
O objetivo é aumentar o número de cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, consequentemente, contribuir para que se ampliem as possibilidades dos pacientes que esperam pelo transplante de encontrarem doadores compatíveis.
A doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema a saúde do doador e pode ajudar pacientes que tem o transplante como única chance de cura. Quem já se cadastrou em outras campanhas, na precisa se recadastrar uma vez que os dados são mantidos no Redome até o indivíduo completar 65 anos.
Para a realização do exame não é necessário estar em jejum, basta coletar uma simples amostra de sangue. As informações são da diretora municipal de Saúde, Marcia Cristina Silva de Souza Brito.
PARA DOAR – Ter entre 18 e 54 anos e apresentar RG original, cartão SUS (se tiver).
NÃO PODEM DOAR – Pessoas portadoras de Hepatite B ou C; portadores de HIV; Pessoas que fazem uso de insulinas ou que fazem ou já fizeram quimioterapia ou radioterapia.