Cerca de 1.500 atletas de nove cidades que estão disputando os 56º Jogos Regionais de Dracena estão hospedados em cinco escolas de Junqueirópolis, uma das cidades subsedes dos Jogos. Além de beneficiar o comércio, com o aumento das vendas, atletas e dirigentes das delegações se integram nos dias que estão convivendo juntos.
Nas horas de folga, atletas e dirigentes dividem o tempo organizando as equipes que irão competir e com atividades de recreação, como jogos de baralho, bilhar, pebolins, tênis de mesa ou assistindo filmes, ouvindo músicas ou jogando nos notebooks que trouxeram na bagagem.
A delegação de Martinópolis, com mais de 150 atletas e comissão dirigente está hospedada na Escola Municipal Shigueko Otto Iwaki. Os competidores, Luciano Borges e Adriano dos Santos, disputam a modalidade de xadrez e assistiam filmes pelo computador.
“Esses momentos de relaxamento são importantes antes dos jogos, pois na hora, o nervosismo é grande”, disse Luciano que faz parte da equipe técnica de xadrez do município. Ambos aprovaram a organização e as condições do alojamento. “Temos tudo à disposição”, afirmaram. No pátio da escola, atletas em hora de folga, jogavam pebolim e tênis de mesa.
Mas o que mais chama a atenção de quem visita os alojamentos é a cozinha. A delegação de Martinópolis está com dois cozinheiros, Maurício Carvalho, Benhur Giacomelli e a responsável pela cozinha, Aparecida Conceição.
“Acordamos à 5h e dormimos depois da meia-noite”, disse Carvalho. O cardápio agrada a todos e inclui arroz, feijão, salada, carne de panela, frango grelhado e sobremesa, além do café da manhã e ceia no período noturno.
Para valorizar os resultados da cidade nos Jogos, o almoço do feriado de segunda-feira (9), foi servido ao lado dos troféus conquistados até aquele dia pelas equipes da cidade.
Na EE Geraldo Pecorari estão hospedadas as delegações de Ipaussu e Manduri, cidades das regiões de Assis e Ourinhos. O jogo de baralho e nos computadores são as principais atividades de recreação. Os jogadores de futebol de Ipaussu, Valmir Remonte Júnior e Jean Carlo da Silva, jogavam vídeo game, na sala de aula que serve de alojamento, enquanto o restante do time, jogava cartas no pátio da escola.
Também chamou a atenção, a equipe de bocha de Manduri. “Viemos de longe e estamos gostando da região, a recepção em Dracena e aqui foi muito boa”, disse um dos integrantes da equipe, Jair Machado.
As delegações estão alojadas também nas escolas Idene Rodrigues dos Santos, Jair Luiz da Silva e Neyde Macedo Brandão Fernandes. Estão alojadas na cidade, as equipes de Tupã, Martinópolis, Manduri, Ipaussu, Parapuã, Piraju, Sagres, Salmourão e Tarumã.