Como esperado Dracena e Tupã fizeram uma final digna de Jogos Regionais na noite da última sexta-feira (26), no ginásio Dovilho Moura, pelo basquete masculino da 1º divisão. 
Emoção e vibração não faltaram na disputa da medalha de ouro que terminou com a “Cidade Milagre” pelo segundo ano consecutivo. Os comandados do técnico José Augusto Camuci Junior tiveram dificuldades, mas de virada venceram a equipe tupãense por 79 a 62 e comemoraram o bicampeonato da competição.
O time da casa se deparou na final com o seu maior desafio dos Regionais e para ser campeão mostrou maturidade e poder de reação. Atuando com reforços de Lins que disputou a última edição do Campeonato Paulista Séria A-1 e outros jogadores adultos, Tupã começou surpreendendo Dracena que insistia nas bolas de três e venceu o primeiro quarto por 20 a 8.
No segundo período, os dracenenses iniciaram a reação liderados por Batista. Explorando as jogadas dentro do garrafão com o pivô, Dracena foi diminuindo a diferença. Em um lance providencial de três com Vitão, os donos da casa viraram o jogo e fizeram com que Tupã marcasse apenas dois pontos no quarto fechando a primeira etapa na frente com 23 a 22.
No segundo tempo, já com o ginásio recebendo um bom público, os visitantes equilibraram as ações e a diferença não ultrapassava a marca dos cinco pontos. Ventura e Willian nas bolas de três, Weliton nas infiltrações e Batista com cestas em baixo se destacavam por Dracena, enquanto Bóris e Mião chamavam a responsabilidade por Tupã e davam trabalho para defesa também nas infiltrações. O equilíbrio foi comprovado no placar do terceiro quarto, 53 a 49 para os mandantes.
Na reta final e decisiva do jogo, a experiência dos jogadores como Leandro Cruz (Leandrão) foi fundamental para Dracena administrar o resultado e vencer. Nos últimos quatro minutos, a equipe conseguiu abrir uma vantagem considerável e nos lances livres garantiu a vitória por 79 a 62 para festa da torcida. Vitória essa especial para Leandro que pela primeira vez voltou a vestir a camisa do município em Jogos Regionais desde que deixou a cidade para atuar em outros clubes do basquete nacional.
Ao final do jogo, fato negativo, uma confusão ainda dentro de quadra foi provocada pelos atletas de Tupã que ficaram insatisfeitos com a atuação de um dos árbitros. Para conter os ânimos e evitar agressões o policiamento que fazia a segurança do Dovilho Moura utilizou gás de pimenta.
Bicampeão dos Regionais e com vaga para os Jogos Abertos do Interior, o basquete adulto de Dracena entra agora em um momento de definição. Nas próximas semanas, a atual administração deverá definir se a equipe continuará ou não em atividade no município.
Medalha de bronze – O bronze no basquete masculino dos 57º Jogos Regionais ficou para Assis que venceu Presidente Prudente por 84 a 68. O time assisense chamou a atenção por participar da competição com jovens jogadores e se mostrar bem organizado.