O rugby é uma das modalidades extras disputadas nos 56º Jogos Regionais de Dracena e apesar de não contar pontos para a classificação, reuniu equipes de seis cidades. Os jogos foram disputados em apenas um dia, sábado (6/7) no campo da vila Beatriz, em Junqueirópolis.

Presidente Prudente foi a campeã, vencendo Marília por 45 pontos a zero e na disputa dos terceiros e quartos lugares, Junqueirópolis superou Garça por 27 a 7. Participaram ainda da competição, as cidades de Ourinhos e Adamantina, mas não houve disputa para os 5º e 6º lugares.

O coordenador da competição, Marlon Altavani, da equipe de Presidente Prudente informou que atualmente o rugby é um dos esportes que mais cresce no Brasil. “No ano passado, o número de praticantes aumentou 17%, superando o futebol e o basquete”, informou.

“Surgiu na Inglaterra, junto com o futebol, é disputado com sete jogadores na categoria olímpica, como a dos Jogos Regionais e a não olímpica, com 15 jogadores”, explicou

Segundo Altavani, a principal preocupação no rugby é a segurança do jogador, uma vez que o esporte exige contato físico. No ano passado, quatro cidades participaram dos Jogos e neste ano, passou para seis. “Representa um avanço”, ressaltou.

Na região, as equipes pioneiras são de Presidente Prudente, Marília e Garça que surgiram há cerca de 12 anos e recentemente, foram formadas equipes em Adamantina, Junqueirópolis e Ourinhos. Também estão sendo formadas equipes femininas, como a de Presidente Prudente.