Com o intuído de acolher pessoas acima de 60 anos, o Projeto Quero Vida, Centro Dia de Convivência Para o Idoso – Dr.ª Arani Oliveira Ribeiro realiza atividades diárias com nove idosos de Dracena. O objetivo do projeto é fornecer espaço para acolhimento, proteção e convivência as pessoas semidependentes, cujas famílias não tenham condições de manter os cuidados necessários no decorrer do dia.

De acordo com a assistente social, Marta Kanno, o projeto funciona como uma ‘creche’ aos idosos. “Eles passam a semana inteira conosco, num longo período. É como se o projeto fosse à creche ou a escola deles, onde desenvolvem atividades diárias”.

Funcionando desde o dia 4 de junho, o projeto tem capacidade para atender ao todo 20 idosos. O espaço trabalha diariamente com atividades físicas e duas vezes por semana desenvolvem curso de artesanato, além de participarem de atividades lúdicas para estimular a memória, a interatividade com outros idosos e receberem cinco refeições diárias.

A coordenadora do projeto, Vivian Casimiro Sanches, salienta a importância de desenvolver atividades com os idosos. “No projeto eles têm a oportunidade de ocupar a mente com alguma coisa, seja uma atividade ou uma conversa com os outros participantes. Eles fazem novos amigos e têm a oportunidade de contar novos assuntos a família, isso fortalece o vínculo entre eles”.

O projeto ajuda no estímulo ao relacionamento familiar. O responsável pelo idoso tem o compromisso diário de deixá-los no local e depois ir buscá-los no final da tarde, assim como uma creche. “Eles adoram envolver os familiares em suas atividades. Alguns aproveitam a visita de netos, filhos em sua residência e trazem-nos para visitar o projeto e mostrar o que desenvolvem”, esclarece Marta.

O Projeto Quero Vida trabalha com duas técnicas de enfermagem, enfermeira padrão, duas educadores físicas, motorista (que busca alguns dos idosos em casa), merendeira, auxiliar de cozinha, nutricionista, auxiliar de limpeza, professora de artesanato e assistente social.

A sede do projeto possui uma área de 343 m2 de construção com investimentos de mais de R$ 293 mil do Governo do Estado. O município fica responsável pela manutenção e custeio dos recursos humanos.

SERVIÇO: Há vagas para participar do Centro Dia de Convivência Para Idosos que está localizado na avenida Alcides Chacon Couto, n.° 1.393. Os interessados devem se inscrever no telefone (18) 3823-1067 de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.