O Programa de Inclusão da Fundec (Proinf) foi recebido pelas escolas e alunos de Dracena e região de forma positiva. Até então, na região, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) servia apenas como uma avaliação do rendimento dos alunos e escolas. “Agora posso utilizar o Enem para entrar em um dos 10 cursos superiores da Unifadra em Dracena e também nos cursos profissionalizantes do CEP/UME”, comentou a aluna da escola “Isac Pereira Garcez” Francine Serrão Molom.
Segundo a aluna, que cursa a 3ª série do ensino médio em Dracena, o Proinf chega para dar oportunidade aos alunos concluintes do ensino médio das escolas públicas, utilizando a nota do Enem para o ingresso na faculdade. Já para a vice-diretora da escola “Isac Pereira Garcez”, Cássia Regina Alves, o Proinf veio com o propósito de incluir jovens e adultos nos ensinos superior e profissionalizante que podem, a partir de agora, utilizar a nota no Enem de forma concreta e sem nota de corte para o ingresso na faculdade ou em um curso técnico.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, explicou que o aluno concluinte do ensino médio da rede estadual, ou que fez o ENEM a partir de 2009, poderá ingressar na faculdade Unifadra sem vestibular, somente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio. “Os benefícios para quem for classificado via nota do ENEM serão a isenção da taxa de matrícula e bolsa de estudo de 25% a 100%”, explicou.
Serão oferecidas 50 vagas por curso na faculdade Unifadra, num total de 500. Já para os cursos profissionalizantes do CEP/UME, serão oferecidas 25 vagas por curso num total de 350. A nota do aluno poderá ser cadastrada a partir do dia 3 de outubro no site da Fundec.