Disputados por milhares de pessoas, os concursos públicos são uma boa opção para quem quer ter um emprego estável e, muitas vezes, um alto salário. Para isso, no entanto, o candidato tem que, além de pagar inscrições caras,enfrentar uma grande concorrência e provas dificílimas dependendo do concurso.

Segundo o diretor-presidente do Gran Cursos, José Wilson Granjeiro, a dificuldade da prova, no entanto, não está relacionada a remuneração inicial, mas sim ao número de candidatos e de vagas para o cargo disputado.

— Quanto mais candidatos, mais difícil é a prova. A Polícia Rodoviária teve um concurso com 750 mil inscritos, o MTU (Associação Mato-grossense de transportes urbanos) teve 3.100 por vaga. Então tende a ser muito difícil um concurso desses.

Além da concorrência, outro fator que torna um concurso mais fácil ou difícil, é se a prova é para um cargo temporário ou efetivo.

— Quando é para processo seletivo simplificado, que é para contrato temporário, as provas tendem a ser um pouco mais fáceis, porque a concorrência é mais baixa, não atrai tantos candidatos.

Conteúdo

Além de dificuldade e salários variados, cada prova de concurso possui um conteúdo diferente, determinado pelo cargo. Algumas provas, como as do TCU, já chegaram a ter até 23 disciplinas, conta Granjeiro. O edital do concurso aberto pela Polícia Militar do Distrito Federal na primeira quinzena de dezembro tinha 12 disciplinas para os candidatos estudarem.

— É muita disciplina para um candidato vencer. Fora a prova discursiva, o teste de aptidão, é bem complicado.]

Inscrição

A taxa de inscrição é outro fator que varia de concurso para concurso. O valor é definido pela remuneração inicial do cargo. Quando maior o salário inicial pago, maior o valor a ser pago na hora da inscrição. Segundo o diretor do Gran Cursos, o valor pode chegar a até 5% da remuneração, embora o valor praticado nos concursos seja entre 1% e 2%.

— O que define também, é o número de etapas que esse concurso vai ter. Se um concurso tem uma etapa só, o preço dele é menor, se ele tem, por exemplo, um curso de formação, uma prova de tiros, teste de aptidão física, psicotécnico, o concurso tende a ter uma taxa de inscrição mais alta.