A folia de reis ‘Família do Oriente’ encerra na próxima semana, o período de visitação às casas de Panorama e região. Os foliões chegam a visitar diariamente dezenas de casas, do dia 13 de dezembro ao dia 6 de janeiro, informou Paulo Prates do Nascimento. O grupo tem 47 anos de existência.

Nas visitas noturnas, os moradores recebem de portas abertas os foliões que cantam em agradecimento à receptividade do dono da casa pedindo para segurar uma bandeira vermelha até o final da visita. A bandeira é confeccionada com flores, fitas e fotos de pessoas que dirigiram promessas e receberam graças dos Três Reis Magos.

De acordo com Nascimento, se nas visitas a estas casas houver alguma pessoa em estado de enfermidade, os foliões tiram uma fita presa à bandeira e deixam com a pessoa, que devolve após ser curada.

O terço da folia de reis e a tradicional festa feita com as oferendas doadas pela população que os recebe será no dia 19 de janeiro em Junqueirópolis, na rua ‘A’, 465, Jardim Alvorada, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita.

HISTÓRIA – A folia de reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil passou a ter um caráter mais religioso do que o de diversão.

Segundo Nascimento, a companhia como regra prioriza o não uso de bebida alcoólica durante suas visitas.