Após dias de chuva constante na cidade de Dracena foram registrados 201 milímetros desde a última quinta-feira (13) até o dia de ontem. Na segunda-feira (17) chegou a 60 milímetros e nas outras cidades da região, a chuva não ultrapassou essa marca.
Segundo Luis Alberto Pelozo da Casa de Agricultura de Dracena, a Cati, apesar de freqüente a chuva foi relativamente fraca e bem distribuída. “Foi uma chuva bastante favorável e atendeu às necessidades do setor”, afirma Pelozo. Os únicos transtornos estão relacionados à dificuldade de locomoção e transporte.

Nas outras cidades da microrregião de Dracena não foi registrado nenhum dano alarmante. No entanto, de acordo com a Casa da Agricultura de Irapuru, algumas propriedades rurais tiveram prejuízos, mesmo que pouco significativos. Em Ouro Verde não há sinal de problemas, pois a terra seca possibilitou uma rápida infiltração da água trazida por uma chuva pouco intensa e intercalada. Apesar de causar incômodo na rotina de trabalho, os agricultores recebem as nuvens carregadas de bom grado. Consideram que os benefícios são tantos, que os problemas são superados.

A chuva contínua e intensa, porém, acarreta em um excesso de água que pode converter os benefícios em prejuízos relacionados à alta umidade e à superação da demanda das plantações, levando à perda de toda a colheita. No entanto, não está previsto que esse problema atinja a Alta Paulista nas semanas seguintes. De acordo com a previsão do site Climatempo, os próximos dias contarão com pancadas de chuva ao longo do dia e temperaturas altas, típicas da região nessa época do ano.