A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio realizou nos feriados prolongados de Natal e ano novo a inspeção naval em toda a extensão dos rios da região conferindo documentos das embarcações e de seus condutores, bem como materiais de salvamento (bóias, coletes, salva-vidas e extintores de incêndio). Durante a fiscalização, as equipes utilizaram etilômetros para testes de alcoolemia. Ninguém chegou a ser preso.

Segundo a Delegacia Fluvial, a atividade faz parte da operação ‘Verão’ desenvolvida pela Marinha do Brasil, com a intenção de intensificar a fiscalização durante o período de férias, quando há um aumento significativo no fluxo de embarcações de esporte e recreio nos rios Paraná, Paranapanema e balneários da região, a fim de garantir a segurança da navegação.
Os locais alvos da fiscalização foram Presidente Epitácio; Represa Xavantes; Rosana; Marilena; Panorama e Primeiro de Maio.

A operação terminou com 151 embarcações inspecionadas, das quais 48 foram notificadas e quatro apreendidas por infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.