A Policia Militar do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8) de Presidente Prudente lançou a campanha de conscientização “Diga não ao trote ao 190”,  através do Proerd  (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência),  devido a alta de trotes no telefone 190 praticados por crianças no ano passado que quase triplicou em relação aos trotes adultos.

Em 2011, foram registrados 18.402 (adulto); 58.746 (criança). Enquanto em 2012, foram registrados 23.172 (adulto); 51.223 (criança). O Proerd que foi criado pela Polícia Militar  para trabalhar com crianças na prevenção às drogas nas redes municipais de ensino estadual e particular, passa a trabalhar também com cartilhas de orientação para se evitar o trote.

Segundo a assessoria de imprensa da PM, a utilização do telefone 190 como brincadeira pode causar sérios transtornos, pois as viaturas acabam sendo direcionadas para o atendimento dos chamados, o que, por vezes, acarreta demora da chegada da Polícia para quem realmente precisa dos serviços.

A campanha de  redução de trotes por crianças  também vai ser direcionada aos pais para explicarem aos filhos que o número 190 é emergencial e prejudica quem necessita ligar para a Polícia em casos graves (roubos, homicídios, acidentes) e não consegue, devido o número ocupado por alguém que esteja brincando com o policial do atendimento.

Estes telefonemas, segundo a Polícia, partem de aparelhos celulares, hoje comum entre crianças e adolescentes. Isto pode ser feito até mesmo pelos sites das concessionárias de telefonia móvel.

Uma das razões que explica a alta de trotes é a gratuidade das ligações ao 190. Diferente da finalidade da ligação que se baseia em facilitar o apoio do cidadão no momento de denunciar práticas criminosas ou à quebra da ordem pública, ainda em andamento ou prestes a ocorrer.