Professor da Unesp de Dracena, Reges Heinrichs, permanece na Alemanha de novembro deste ano a fevereiro de 2013. Ele participa de intercâmbio com a Universidade Hohenheim, em Stuttgart, onde irá atuar no Departamento de Adubação e Nutrição de Plantas Cultivadas com o professor Günter Neumann.

 A universidade alemã é referência internacional em Ciências agrárias e especialmente em Nutrição Mineral de Plantas. A instituição é uma das mais antigas da Alemanha, iniciando com curso técnico em 1806 e tornando-se Universidade em 1818.

 Heinrichs conta que suas principais atividades e objetivos durante a estadia na Alemanha são o aperfeiçoamento técnico científico sobre a utilização de defensivos agrícolas em sistemas agropecuários e seus efeitos na atividade biológica do solo e nutrição de plantas.

 O objetivo geral é atuar de maneira decisiva para a atualização científica internacional e para ampliar as cooperações entre a Unesp e instituições estrangeiras. Em termos mais específicos, buscará aprimorar o conhecimento científico na interação solo-planta em sistema com utilização de defensivos agrícolas.

 Outra preocupação é estabelecer intercâmbio internacional da Unesp, principalmente pelo curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Animal, com instituição de referência internacional em ciências agrárias, possibilitando um futuro intercâmbio de alunos de Graduação e Pós-Graduação.

 “O intercâmbio possibilita a criação de redes de pesquisas internacionais e torna os trabalhos científicos com maior visibilidade. Trabalhos nessa magnitude criam a possibilidade de futuros projetos com financiamento internacional tornando a Unesp cada vez mais visível nos órgãos internacionais”, afirma.

 O programa que possibilitou a ida do professor Heinrichs à Alemanha foi o edital da Pró-reitoria de Pós-graduação (Propg) Internacionalização dos Programas de Pós-graduação. “No meu caso, estou vinculado ao curso de Pós-graduação Ciência e Tecnologia Animal, que é um programa das unidades de Dracena e Ilha Solteira”, explica.

 Conforme estabelecido no Edital da PROPG, a permanência do professor será de três meses. Nesse período, Heinrichs irá realizar a pesquisa com a expectativa de obter informações científicas que serão divulgadas em publicações internacionais.

 “A realização do trabalho no exterior cria a possibilidade de conviver e trocar experiências com pesquisadores de diversos lugares do mundo e que atuam na mesma área de pesquisa. Todo conhecimento adquirido será importante para aprimorar o conteúdo repassado em sala de aula, tanto na graduação como na pós-graduação, bem como para realização de futuras pesquisas e orientações”, finaliza o professor da Unesp de Dracena.