tem (7), agentes da Vigilância Epidemiológica em parceria com a Secretaria de Obras e Assuntos Viários, realizaram o “Arrastão Cidade Limpa”, no Jardim Jussara, visando combater possíveis criadouros da dengue. O prefeito José Antonio Pedretti também acompanhou de perto os trabalhos dos agentes nas residências.
Segundo informações da chefe das vigilâncias para prevenção e saúde (Sanitária e Epidemiológica), Giovana Giroti, um balanço com o número de residências visitadas ainda estava sendo apurado, assim como a quantidade de materiais coletados. Mas de forma geral, Giovana avalia de como positiva a adesão dos moradores do Jardim Jussara. “A maioria recepcionou bem o trabalho dos agentes, apesar de também ter sido registrado que alguns moradores não permitiram a entrada dos agentes para vistoria, dificultando o trabalho. Algumas casas também estavam sem moradores, por isso não foi possível entrar e verificar os quintais”, diz.
Giovana Giroti pontua que foram encontrados em pequenos recipientes, como tampinhas de garrafas e potes de margarinas, algumas larvas da dengue. “Como era pequena a quantidade de larvas, jogamos a água parada fora e fizemos a orientação aos moradores para que sempre possam eliminar os possíveis criadores do aedes aegypti. A partir disso, o morador que não tomar as providências solicitadas pela Vigilância Epidemiológica terá prazo de 15 dias para fazer, caso isso não ocorra, será lavrado auto de infração, conforme a legislação em vigor e o responsável pela residência ficará incumbido de pagar uma multa de 46 UFMs, ou seja, R$ 915,86”, acrescenta Giovana Giroti.
Materiais como sofás, restos de fibras, latas de tinta, pedaços de madeira, pias, tanques de lavar roupas, garrafas pet, potes de alumínio, pneus, entre muitos outros objetos que serviriam como possíveis criadouros foram recolhidos.
CASOS – Oito novos casos foram confirmados na tarde de ontem (7), sendo um importado e sete autóctones (adquiridos na cidade). Quatro do total dos casos são de moradores do Jardim Jussara.
A Saúde contabiliza no momento 40 casos de dengue. “Já podemos considerar um início de epidemia na cidade, devido o número significativo de casos em tão pouco tempo. Outras 24 pessoas ainda aguardam o resultado do exame, no qual é bem provável que algum desses possa dar positivo, elevando o número de pessoas infectadas pela doença na próxima semana”, afirma Giovana Giroti.
Nos próximos 15 dias, as residências do Jussara receberão o trabalho intensificado com o bloqueio e nebulização devido ao alto índice de registro de casos no bairro.
Em breve outros bairros da cidade também estarão passando pelo arrastão.
BLITZ CONTRA A DENGUE – Autoridades e funcionários da Vigilância Epidemiológica, vão realizar “blitz” nos semáforos e ruas centrais da cidade, amanhã 9, entregando panfletos informativos e orientando a população sobre os cuidados que devem ser tomados para que a dengue seja eliminada e consequentemente os casos na cidade não aumentem.