Em todo o sistema prisional do Estado de São Paulo é possível ver atividades e maneiras de preservar a saúde física e mental dos presos, com palestras e iniciativas que esclarecem e auxiliam na prevenção de doenças.
No Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu (CPP), foi realizada recentemente a 2ª Feira da Cidadania. O projeto dessa vez levou ao público o conhecimento e a conscientização sobre o que é tuberculose, além das formas de prevenção, contágio, diagnóstico, entre outras dúvidas a respeito da doença.
O programa trouxe aos reeducandos, interação entre eles e, ainda, a troca de experiências vividas, seja com sintomas próprios ou com pessoas próximas. Foi levantado que 151 sentenciados preencheram a ficha de inclusão para fazer esses relatos, com a participação efetiva de 147 cadastrados.
O mesmo procedimento foi feito em dois dias distintos, com a intenção de atingir um número maior de participantes.
Por fim, o diretor técnico Gilberto Pavesi, que foi responsável pela abertura, junto com a diretora Susette Aparecida Valente e Irani Morichita, que representou a direção do Centro Reintegração Social, se mostraram contentes e enxergaram de forma evolutiva no que diz respeito à relação pessoal entre os reeducandos, com a prática que foi estabelecida no CPP.