Na tarde de ontem (1º), ainda no ginásio do Galenão, o governador Geraldo Alckmin acompanhado da secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônica Bergamashi lançaram o Projeto Integra São Paulo – Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que viabilizará o plantio de culturas e de florestas, numa mesma área por sistemas integrados de rotatividade, consorciação ou sucessão.

Participaram o prefeito José Antonio Pedretti, a vice-prefeita, Célia Brandani, além de prefeitos de outras cidades; representantes do Legislativo e Judiciário; deputados; coordenadoria da CATI e população em geral.

De acordo com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Dracena foi escolhida para a implantação deste projeto “por ser uma vasta região de plantação com micro e pequenos produtores. Esta ação também será difundida em outras cidades posteriormente”.
Ela pontuou que o estado de São Paulo possui em área agricultável 21,5 milhões de hectares, sendo que 7,8 milhões (40% do total) correspondem a áreas de pastagens. No entanto, estima-se que 6,1 milhões de hectares estejam com algum grau de degradação. “São áreas que necessitam de manejo especializado, a fim de que o agricultor possa obter ainda mais produtividade e renda”, acrescentou Bergamashi.

O projeto tem ainda a estimativa de instalar 250 unidades demonstrativas, em fazendas do Estado como também em propriedades rurais privadas, com a função de demonstrar e transferir a tecnologia do Integra SP, treinamento de 125 técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que irão implantar o trabalho e oferecer apoio direto aos produtores rurais, capacitação e benefício para quatro mil produtores e elaboração de 450 projetos que poderão contemplar desde a reforma da pastagem até a adoção de sistemas. “O projeto tem como objetivo facilitar o acesso a recursos para recuperação de áreas degradadas e adoção de sistemas integrados de produção, desenvolvida por esta Secretaria”, diz.

Pedretti agradeceu a participação do governador e afirmou que o Projeto Integra São Paulo só tende a ajudar muito a Agricultura. “Poucos governadores estiveram tão empenhados na Agricultura como o governador do Estado se encontra. Além de apoiar essa ação, Alckmin deu a Dracena à prioridade em lançar esse projeto inédito”, afirmou o prefeito.

Muito ovacionado pelo público, Alckmin falou a respeito do novo curso da Unesp Dracena – o de Engenharia Agronômica que iniciará as atividades da primeira turma nesta segunda-feira (4). Ele contou que no ano passado priorizou em implantar cursos de Engenharia na Unesp e em cidades do interior. “Tida como entre as melhores universidades da América Latina, a Unesp já formou milhares de profissionais, entre eles, a secretária de Estado, Mônica, formada em Engenharia Agronômica pela Unesp de Jaboticabal”, pontuou o governador que ainda aproveitou o momento para saudar o coordenador executivo da Unesp local, Paulo Figueiredo pelos trabalhos desenvolvidos na universidade.

O diretor da Cati – regional, Luiz Alberto Pelozo contou a reportagem que foi pego de surpresa está semana com o anúncio da vinda do governador e da secretária estadual, para a implantação deste projeto em Dracena. “O Integra São Paulo possibilitará avançarmos no Programa Microbacias I que servirá para controlar áreas degradadas que não foram possíveis ser ajudadas anteriormente”, acrescentou Pelozo.

Ele explicou que a execução do projeto no Estado contará com todo apoio da equipe de técnicos da CATI, responsável pela elaboração de projetos em parceria com o produtor rural, para traçar o plano de trabalho mais adequado a cada propriedade.
No evento ainda fizeram uso da palavra, os deputados estaduais, Reinaldo Alguz e Mauro Bragato.

Ao final, o governador acompanhado pelas diversas autoridades, fez o descerramento da placa das obras de ampliação do AME de Dracena e assinou o decreto do projeto para a instalação do Poupatempo na cidade.

LINHAS DE FINANCIAMENTO – O Projeto Integra SP viabilizará para os produtores rurais, o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) que estará disponibilizando duas linhas de crédito especiais. A linha de Subvenção para Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões (Radge) que pode ser utilizada em ações de correção de solo e controle de voçorocas. Serão disponibilizadas R$ 10 mil por benefício.

O Projeto Integra SP financiará desde o processo de adubação e cobertura de solo até a implantação de sistemas integrados de produção. O limite é de R$ 100 mil, com juros de 3% ao ano e prazo de oito anos para o pagamento, podendo ser estendido até 12 anos quando o projeto incluir o cultivo de floresta.

Entre os itens financiáveis estão adubação verde e plantio de cultura de cobertura do solo, insumos e pagamento de serviços, sementes e mudas para a formação de pastagens e de florestas, transporte e aplicação de corretivos agrícolas (calcários e outros) e fertilizantes (químicos e orgânicos), implantação e recuperação de cercas, construção e reformas de bebedouros, saleiros ou cochos de sal, estrutura hidráulica, marcação e construção de terraços e implantação de práticas conservacionistas de solo, operações de destoca e limpeza de pastagens, preparo de solo para a implantação do sistema de adequações de pastagens e lavouras cíclicas.

AME – O governador encerrou a visita na cidade, em uma inspeção rápida nas novas instalações do AME que recentemente passou por ampliação na área administrativa e de novas salas de consulta. Logo em seguida, partiu para São Paulo.