Em campanha para a reeleição, o governador Geraldo Alckmin reuniu cerca de 600 prefeitos e distribuiu recursos superiores a R$ 2,6 bilhões. As verbas contemplam desde obras de infraestrutura, incentivos para a construção de creches e reformas de unidades básicas de Saúde até novos programas sociais para idosos e para cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O tucano mirou ainda municípios pequenos, com menos de 50 mil habitantes – cerca de 500 cidades no estado. Para eles, disponibilizou equipamentos, ambulâncias e caminhões.

Pão de mel
No entanto, o que mais agradou aos prefeitos das pequenas cidades foi a nova política adotada para a habitação de interesse social. O estado promete liberar, a fundo perdido, recursos para que as prefeituras adquiram áreas para a construção de moradias a famílias com renda mensal de até três salários mínimos.

Porteira aberta
Decisão da Justiça Federal (JF), em favor da prefeitura de Marília, cria precedentes para que as demais municipalidades do estado trilhem o mesmo caminho e questionem resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A liminar da JF desobriga Marília de assumir, a partir de janeiro de 2014, a iluminação pública. A resolução se apresenta catastrófica para as pequenas comunidades que teriam que montar consórcios, juntar várias cidades pequenas, uma próxima das outras ou se aliar a município maior.

Só ônus
Na justificativa, o juiz ressalta que, caso a prefeitura tenha que pagar pela manutenção da iluminação, o aumento daquele custo será repassado ao contribuinte. Assinala que existem estimativas que os municípios teriam gastos de R$ 1 milhão, para adquirir caminhões, cabos, reatores, lâmpadas e contratação de pessoal para efetuar os serviços.

Pediu água
Ontem, Dia do Consumidor, a presidenta Dilma Rousseff disse que é preciso “consciência” dos empresários, donos de supermercados e produtores para que a desoneração dos itens da cesta básica seja sentida pelo consumidor final. As desonerações que variam de 9,25% a 11,5%, foram anunciadas dia 8, durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Virou arsenal
Uma funcionária de limpeza do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Andradina encontrou vários cartuchos de armas de calibre 22 e 32, num ralo de um dos banheiros do prédio. Imagens do circuito interno devem ajudar na identificação de quem deixou a munição no banheiro. Trabalha-se com a hipótese de que algum detento de presídio da região possa ter abandonado os cartuchos.

Políticos mineiros
O eleitor chegou aflito: – Dr. Alkmin, meu filho nasceu, eu estava desprevenido, não tenho dinheiro para pagar o hospital. O então secretário do governador Juscelino Kubistcheck não se perturbou e foi direto: – Meu caro, se você que sabia, há nove meses, estava desprevenido, calcule eu que só estou sabendo agora?

Saída pelos fundos
Lamentável a atitude do zagueiro Lúcio, em mais um vexame do milionário São Paulo, de campanha ridícula na Libertadores da América. Atleta de recursos técnicos reduzidíssimos e em final de carreira, insubordinou-se contra o técnico Nei Franco que o substituiu na derrota diante do inexpressivo Arsenal da Argentina. Final de carreira melancólico para quem já foi capitão da seleção brasileira.