Quatro municípios da microrregião de Dracena assinaram na tarde de quarta-feira (20), na Secretaria de Desenvolvimento Social, em São Paulo, os termos de adesão ao Programa Creche Escola. Na região, participaram o prefeito de Dracena, José Antonio Pedretti; de Flora Rica, Paulo Rogério de Faria (Piriquito); de Monte Castelo, Francisco Suares de Lima (Pi) e de São João do Pau D’ Alho, Manoel Pereira.
Ao todo, 65 prefeitos estiveram no auditório da secretaria Estadual de Desenvolvimento Social para assinarem o termo de adesão ao Programa Creche Escola. O secretário Rodrigo Garcia assinou os termos liberando a autorização dos convênios. Além dos prefeitos convidados, também participaram do evento o coordenador de Relações Institucionais da secretaria de Estado da Educação, José Afonso Carrijo.
O Programa é desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e de Desenvolvimento Social e prevê investimento de cerca de R$ 1 bilhão até 2014 para a implantação de mil creches no Estado. Os municípios que receberão as creches foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). O governo estadual transfere recursos para construções, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos.
Além da microrregião de Dracena, na Alta Paulista assinaram os termos de adesão os municípios de Adamantina, Arco-Íris, Flórida Paulista, Osvaldo Cruz, Sagres e Tupã.
DRACENA – Segundo Pedretti, já existe uma área em vista para a implantação da creche escola na cidade. “Estamos analisando um terreno próximo à Estação Musical no Jardim Santa Clara”, disse.
A área de dois mil metros quadrados irá atender 150 crianças de até 5 anos do Jardim Santa Clara, São Francisco e parte do Jardim Brasilândia. O investimento da secretaria de Desenvolvimento Social e da secretaria do Estado da Educação está orçado em quase 1,8 milhões. De acordo com Pedretti, não há data definida para o começo das obras. “Estamos agilizando os documentos para que a construção comece o mais breve possível”, ressaltou.
CRECHE ESCOLA – O Programa Creche Escola foi instituído em 26 de setembro de 2011, com as assinaturas do governador Geraldo Alckmin e dos secretários Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social) e Herman Voorwald (Educação). Desenvolvido em colaboração entre o Estado e os municípios, a iniciativa visa ampliar o atendimento as crianças na Educação Infantil.
A priorização dos municípios é feita com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Para se beneficiar, o município deve primeiro assinar o termo de adesão com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para então, formalizar o convênio com a Educação ao entregar a documentação exigida.