Ontem, o Centro Olímpico Paulo Tahara foi palco do 1º Festival de Atletismo promovido pela Apae de Dracena com apoio do medalhista olímpico Claudinei Quirino e parceria da Caixa Econômica Federal. A competição foi apadrinhada pelo ex-velocista, medalha de prata na Olimpíada de Sydney em 2000. O evento faz parte do projeto Atletismo nas Apaes. Veja as fotos no Portal Regional em www.portalregional.net.br

O Festival contou com provas de salto em distância, arremesso de peso, lançamento de pelota (modalidade adaptada – deficiência intelectual), corrida 50 metros – síndrome de Down, corrida PC 50 metros, corrida 100 metros e corrida 200 metros, nas categorias masculina e feminina. Participaram 100 atletas divididos em três categorias: A (até 8 anos), B (de 9 a 15 anos) e C (de 16 anos acima) das Apaes que integram o Conselho Regional de Dracena. Todos os atletas foram premiados. As classificações serão divulgadas futuramente.

Para Claudinei Quirino, o Festival funcionou como um teste para ratificar que o atletismo não tem fronteiras “A competição é a prova de qualquer criança pode praticar atletismo. É a primeira vez que trabalho com crianças especiais”, contou. Ele trouxe de Presidente Prudente, o professor de Educação Física Isac para acompanhar o evento.

Claudinei Quirino é presidente da Associação Projeto Talento Olímpico que tem parceria com a Caixa Econômica Federal no Projeto Talento Olímpico, desenvolvido em Presidente Prudente; é padrinho de alguns projetos do PAF (Programa Atleta do Futuro), Heróis do Atletismo do governo federal, com o qual viaja pelo país, e ainda faz palestras sobre atletismo.

O evento foi aberto ao público e contou com a presença de autoridades como o prefeito José Antônio Pedretti, o secretário municipal de Educação José Roberto Zarzur e vereadores.