Policiais militares da 2ª Companhia do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I) utilizaram a pistola “Taser” (arma que emite ondas elétricas) para deter um homem, que em posse de uma faca, mantinha a esposa e dois filhos sob cárcere privado, dentro de sua residência, às 18h30 de terça-feira (9), na cidade de Iepê.

Os policiais foram acionados para verificarem um desentendimento entre o casal e no local o marido trancou o portão e manteve a esposa e os filhos sob a ameaça de uma faca. Foram mais de duas horas de diálogo na tentativa de acalmá-lo. Em determinado momento a esposa aproveitou a distração do marido e jogou as chaves do portão e da casa para os policiais que adentram e conseguiram retirar a mulher e os filhos do local.

O homem permaneceu muito alterado e pôs a faca em seu próprio pescoço ameaçando se matar. Diante da situação, os policiais utilizaram a pistola Taser, que emite uma descarga de ondas elétricas e ele foi alvejado na altura do tórax e imobilizado.

L.B.O.M. foi preso por Cárcere Privado e Ameaça (Lei Maria da Penha), encaminhado para o hospital para atendimento e médico e posterior à Delegacia de Polícia Civil de Iepê, onde permaneceu à disposição da Justiça.

PISTOLA TASER – O 18.º BPM/I, com sede em Presidente Prudente, responsável pelo policiamento de 21 municípios da região, recebeu, em setembro de 2009, cinco pistolas Taser da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Das cinco armas recebidas, duas estão com a Companhia de Força Tática, uma com a 2ª Companhia (Martinópolis), uma com a 3ª Companhia (Pirapozinho) e uma com 4ª Companhia (Álvares Machado).

O objetivo do uso destas armas é preservar a vida. “É uma arma com menor potencial ofensivo indicada para ocorrências nas quais haja riscos para todos os envolvidos, inclusive para o agressor”, explica o capitão Carlos José Olivetti Fernandes, Chefe da Seção de Comunicação Social do 18º BPM/I.