Na quarta-feira (17) por volta das 9h30, uma equipe do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Dracena, em atendimento a denúncia anônima, compareceu ao município de Pracinha e realizou vistoria numa residência, onde ao ser franqueada a entrada da equipe, constatou a existência de 26 pássaros da fauna silvestre nativa, 17 canários-da-terra, um sabiá poca, um pássaro preto, dois coleiros papa-capim, dois tico-ticos e três chupins, todos com sinais visíveis de estado bravio e selvagem.

Além dos pássaros, foram encontradas duas gaiolas confeccionadas em arame, um gaiola em arame e madeira e uma confeccionada em madeira e nylon.

Ao ser indagado o acusado, o mesmo informou não possuir autorização do órgão competente para manter os espécimes em cativeiro. Diante dos fatos, foi elaborado em desfavor do acusado, um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 13 mil.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia do referido município, e após laudo veterinário, os pássaros foram soltos em seu habitat.