A reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 não deixará o estádio pronto para receber as cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada de 2016. De acordo com ofícios enviados pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 ao governo do Rio, a obra que já comprometeu R$ 932 milhões não contempla exigências do COI (Comitê Olímpico Internacional).
Os documentos são assinados por Leonardo Gryner, diretor de operações do Comitê Rio-2016. Segundo eles, a nova cobertura do Maracanã, por exemplo, não segue recomendações do COI. O órgão pede que a estrutura tenha capacidade de sustentar cerca de 120 toneladas de equipamentos de som, luz e fogos de artifício. A cobertura que está sendo instalada no estádio aguenta até 81 toneladas.
Outro problema da reforma está ligado aos túneis de acesso ao estádio. As passagens precisam ter 6 m de altura por 6 m de largura, com 3% de inclinação. O Comitê Rio-2016 informou nos ofícios que o túnel do novo Maracanã terá 5 m de altura e 3,47 m de largura, com inclinação de 10%.
Ainda segundo os documentos, algumas obras previstas no projeto de privatização do Maracanã poderiam causar problemas à Olimpíada. A construção dos dois edifícios garagem planejados na concessão do estádio não tiveram seu projeto avaliado pelo COI. Além disso, segundo o Rio-2016, a construção dos prédios é inviável até 2016.
O Rio-2016 não comentou os ofícios enviados ao governo do Rio de Janeiro. Declarou em nota que “todos os requisitos esportivos para os Jogos foram contemplados pelo governo do estado”. O estádio deve receber jogos de futebol na Olimpíada de 2016.
Já para receber a cerimônia de abertura e encerramento da Rio-2016, o comitê declarou que está discutindo com o governo a melhor maneira de atender as exigências do COI. Ambos incluirão o concessionário do estádio nesse debate assim que o resultado da licitação for conhecido.
O governo do Rio confirmou que obras serão feitas no Maracanã, mas não disse quando elas começarão ou serão concluídas. Informou também que o estádio estará pronto para receber a Olimpíada de 2016. “As exigências do Comitê Rio-2016 para adequar o Complexo do Maracanã estão previstas/contempladas no edital de licitação”, declarou em nota.