O vice-governador Afif Domingues, também ministro de Dilma, informa estar em andamento processo licitatório, visando o restabelecimento dos trens ligando a capital a 12 cidades do estado: Santos, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Jundiaí, Campinas, Americana, Sorocaba, São Roque, São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba.

Barrados do baile

Se viabilizada a intenção noticiada, ficarão à margem municípios como Bauru, Presidente Prudente, Araçatuba e Araraquara, entre outros. Assim, estariam privadas do importantíssimo meio de transporte as regiões da Alta e Nova Alta Paulista, Alta Sorocabana, Alta Noroeste e Alta Araraquarense. Salvo melhor juízo, o parlamentar prudentino Mauro Bragato (PSDB) integra comissão da assembleia estadual que trata das ferrovias. Será que ele avaliza a exclusão daqueles importantes setores da economia paulista?

Chiação justificada

Os filhos que têm procurado o comércio para a compra de presentes para as mães, afirmam que estão assustados com os preços. Os valores elevados dos produtos são frutos da elevada carga tributária imposta pelo governo federal: 78,43% (perfumes importados); 69,23% (nacionais); relógios (50%); jóias (50,44); televisão (44,94); câmeras fotográficas (44,75) e MP3 (49,45), entre outros “regalos”.

Não cola

Um especialista do setor argumenta que os economistas do Planalto justificam que se trata de artigos menos essenciais, critério utilizado para fixação da elevadíssima carga tributária. Outro, não utiliza eufemismos e acusa: a carga tributária brasileira é a mais cara das Américas. Não é sem razão que os chineses e os coreanos tomam o porre nas vendas.

Para Geraldo ler

“Todo mês, há o desconto compulsório no meu holerite de uma quantia que vai para o Iamspe. Eu e meus dependentes temos o direito de sermos atendidos lá, mas está difícil. Só é possível marcar consultas pela internet, mas entro todo dia na página do Iamspe e, na hora de agendar a data, aparece uma mensagem dizendo que não há vagas”. (Ricardo Dias dos Reis, escrivão de polícia paulistano)

Gato e rato

O secretário estadual da Educação tem divulgado que está “aberto a negociações” com a Apeoesp. No entanto, a diretoria do sindicato dos professores refuta, publicando em seu portal na internet que a postura do secretário não condiz com aquela afirmação. “Ele mantém-se rígido, intransigente, autoritário, repetindo seguidos elogios a si mesmo e recusando-se ao dialogar”, ressalta a Apeoesp.

Prefere fazer política

Alheio à greve, o secretário Herman Voowarld  esteve em Lins, anteontem. Lá ouviu prefeitos, vice-prefeitos e secretários de 52 cidades da região de Lins, Marília, Bauru e Jaú. Atendeu um por um em “audiências” que entraram pela noite.  Com envelopes e pastas debaixo dos braços, contendo pedidos dos mais diversos, pleitearam melhorias para a educação pública de suas cidades.

Gente cortês

Quinta-feira, o presidente venezuelano Nicolás Maduro esteve em Brasília, para reunião com Dilma Roussef. Ao fim do encontro, o chefe de estado, também conhecido como professor Girafales, presenteou a colega brasileira com uma imensa foto do finado Hugo Chávez. Em troco, dizem que titia “brindou” Maduro com um pôster gigante de Lula careca, ladeado pelos companheiros José Dirceu e José Genoino.