O 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou na tarde de segunda-feira (10), no auditório Geraldo Mariano Alves, na Fundec, a reunião plenária regional de polícia comunitária. O policiamento comunitário consiste na apresentação da polícia à população e na integração com as atividades da comunidade.
O trabalho resume-se na realização de rondas policiais constantes, contatos com lideranças de cada região, participação em reuniões comunitárias, coordenação e intermediação de serviços de outras instituições presente nos bairros, e administração de crises e problemas locais, encaminhando-os aos órgãos e setores competentes, quando não forem demandas policiais.
O papel da polícia face à comunidade é uma questão central no policiamento moderno. Cada vez mais tanto as forças policiais quanto a comunidade reconhecem o quanto umas necessitam das outras e, quando as forças policiais e os cidadãos começam a ver a si mesmos como “coprodutores” da segurança pública acumulam-se benefícios substantivos.
A premissa central do policiamento comunitário é que o público exerça um papel mais ativo e coordenado na obtenção da segurança.
O evento, contou com a participação dos seguintes palestrantes: Margarete de Cássia Lopes, com o tema: Democracia: “Participação da sociedade nas decisões de Estado” e o capitão PM Nivaldo Donizete Terra, com o tema: “Polícia Comunitária e a sociedade organizada como ferramentas de promoção da cidadania”.