Nesta semana uma boa notícia encheu de orgulho a corporação da Polícia Militar e a comunidade dracenense. O major Silvio César Silva de Almeida Saraiva, que completa 45 anos amanhã (7) foi promovido por merecimento ao posto de tenente coronel. A promoção foi divulgada oficialmente no dia 24 de maio pela Polícia Militar do estado de São Paulo. 
O posto de tenente coronel é o penúltimo da fila na carreira militar, o último é o de coronel.
Saraiva deve seguir a mesma trajetória na carreira militar do coronel Homero de Almeida Sobrinho, que começou em Tupi Paulista e depois passou pelo 25º Batalhão e que antes de entrar para a reserva comandou o CPI de Presidente Prudente.
Saraiva foi promovido em 2001, a capitão; em 2009, a major, agora ao posto de tenente coronel e recentemente concluiu o curso superior de doutorado da Polícia Militar, considerado uma habilitação a promoção de coronel futuramente.
O tenente coronel Saraiva disse ontem à reportagem, que recebeu a promoção com muita felicidade e compartilha com a comunidade dracenense, acolhedora e participante ativa das atividades da Polícia Militar e com a imprensa.
Afirmou ainda que está com 29 anos e seis meses de carreira, portanto há quatro meses da aposentadoria, mas que não tem essa pretensão. Segundo ele, seu objetivo é permanecer por um bom tempo neste novo posto.
Saraiva explicou que ainda não sabe se vai permanecer em Dracena no comando fixo do Batalhão ou vai para outro lugar.
Ele avaliou que o número de ocorrências na área do 25º Batalhão, em Dracena e na área do CPI de Presidente Prudente é considerado tranquilo, apesar dos problemas de segurança existirem.
Saraiva disse que na região, a Polícia Militar trabalha com o objetivo de diminuir as ocorrências mais graves e que causam impactos junto à comunidade, como homicídios, roubos e crimes contra o patrimônio. “Na área do Batalhão, os índices de ocorrências graves são baixos, sempre procuramos trabalhar para isso e com o apoio importante das entidades representativas da sociedade organizada. Essa promoção já era esperada visto que trabalhamos para isso, é o reconhecimento da carreira e o momento é marcante. Vou continuar o trabalho que vinha desenvolvendo como major, sempre buscando a modernização dos serviços com a melhor qualidade possível”, comentou o novo tenente coronel.
Saraiva também comandou a 1ª Cia. da Polícia Militar em Dracena.