A Polícia Militar e a 49ª Secção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Dracena divulgam dados da realização da campanha de trânsito que ocorrerá na cidade. As duas instituições informam que a segurança no trânsito é um problema atual, sério e mundial, que levou a ONU a criar a Década de Ação pelo Trânsito Seguro entre os anos de 2011 até 2020. 
Nela os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar novas medidas de prevenção de acidentes no trânsito, que matam 1 milhão e 300 mil pessoas por ano e ferem de 20 a 50 milhões de pessoas anualmente.
A OAB e a Polícia Militar divulgaram ainda que dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registra índice de 18.9 fatalidades por 100 mil habitantes, enquanto que nos país de melhores taxas, o índice é de 5 mortes por grupo com este mesmo número de habitantes.
No Brasil também por ano 33 mil pessoas morrem e 400 mil ficam feridas ou invalidas em acidentes de trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) criado em 1997, despertou a consciência das pessoas para a gravidade do problema no trânsito, mas isso ainda é considerado insuficiente para o enfrentamento da questão.
A campanha está sendo organizada a fim de que se consiga a conscientização das pessoas sobre a necessidade de mudança de comportamento no trânsito e o respeito a legislação. Para isso ser alcançado a OAB e a Polícia Militar entendem que a conjunção de esforços de entidades públicas, particulares, clubes de serviços, governo municipal, PM, OAB, escolas, entre outras é muito importante.
De acordo com as autoridades envolvidas, a campanha tem os objetivos institucional e educacional de conscientização e prevenção de acidentes, sem fins lucrativos para ninguém e sim o resultado de alertar e orientar pedestres , motoristas e autoridades engajadas no tema.
Os dados divulgados indicam ainda que no Estado de São Paulo, o número de mortos em acidentes no trânsito teve aumento de 22% e que 45% das vítimas fatais tinham álcool no sangue.
TRÂNSITO DE DRACENA – As principais vítimas dos acidentes no trânsito são pedestres (31,8%), motociclistas (30%), motoristas (27,2%) e ciclistas (5,4%). Os dados divulgados pela Polícia Militar e OAB de Dracena mostram também que as principais causas dos acidentes de trânsito são: excesso de velocidade, consumo de álcool, drogas e medicamentos, cansaço e sonolência, uso do celular ao volante, visibilidade inadequada, vias mal sinalizadas e manutenção dos veículos inadequada. A campanha educativa e de orientação que vai acontecer em Dracena será orientada por uma comissão organizadora com representantes de órgãos envolvidos da sociedade, coordenada pela Polícia Militar e OAB.