O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta sobre o prazo regular para realizar o licenciamento do exercício 2013 aos proprietários de veículos com finais de placa 3, que se encerra hoje, 28 de junho, último dia útil do mês.
A partir de 1º de julho, veículos com final de placa 3 que circularem sem portar o novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), referente ao ano de 2013, estarão em situação irregular.
É possível solicitar o serviço presencialmente nos postos Poupatempo, assim como nas unidades do Detran.SP. Também há a opção de licenciar o veículo de forma eletrônica, com entrega do licenciamento pelos Correios em até sete dias úteis.
O CRLV é documento de porte obrigatório. Não basta apenas pagar o licenciamento.
As penalidades previstas para o motorista que cometer esse tipo de infração são: multa de R$ 191,54, inserção de sete pontos no prontuário do condutor, por tratar-se de infração gravíssima, além de apreensão e remoção do veículo – conforme prevê o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A taxa de licenciamento neste ano é de R$ 65,86 e pode ser pela internet, caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados: Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, BMB, HSBC, Safra e Citibank. É preciso quitar possíveis débitos de multas, IPVA e seguro obrigatório. O passo a passo completo do serviço está disponível na área de “Veículos” do portal Detran.SP ( www.detran.sp.gov.br).














