O prefeito Jorge Diogo recebeu, no dia 1º de julho, segunda-feira, em seu gabinete, o gerente de divisão de gerenciamento ambiental de reservatórios da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), engenheiro Claudio Luiz Peretti, e outros representantes, principalmente da área jurídica, para debater o futuro do Novo Porto João André.

Jorge Diogo destacou que é a terceira reunião com a Cesp, na atual administração, e que o debate tem sido franco e tem avançado. O prefeito afirmou que todas as reivindicações dos ceramistas e moradores do Novo Porto João André estão sendo defendidas junto à Cesp. “Esses pedidos são os mesmos das administrações passadas, apenas acrescentamos”, disse.
Peretti ressaltou que sempre houve interesse da Cesp em regularizar a situação do reassentamento, cumprindo com suas obrigações. “Avançamos bastante (as discussões) no início dessa administração”, afirmou.
Em relação aos insucessos em tentativas anteriores, Peretti foi enfático: “precisamos resolver”.
O prefeito Jorge Diogo disse que a o município procura a melhor situação para os ceramistas e para os moradores. “Precisamos conciliar as reivindicações daqueles que são os mais interessados, as exigências do município, o que a Cesp pode fazer e concretizar”.
Jorge Diogo ressaltou ainda que todas as reivindicações beneficiam apenas o Novo Porto João André e que foi apresentada uma lista de reivindicações, a qual a Cesp deverá analisar e apontar o que já foi realizado e o que pode ser feito. As solicitações apresentadas nesta segunda-feira à Cesp somam R$ 20 milhões.
“Estamos conduzindo esta situação da maneira mais transparente. Tanto que na próxima reunião teremos representantes das cerâmicas e da vila para debaterem a resposta da Cesp aos pedidos feitos pela prefeitura e pelos ceramistas e moradores”.
Uma nova reunião deverá ser marcada na próxima semana para que a Cesp apresente a análise das reivindicações e informe a viabilidade de atender a esses pedidos. Entre os pedidos estão melhorias na pavimentação, posto de saúde, posto policial, creche e velório. Também consta o pedido de uma jazida alternativa licenciada e drenada, além de vários equipamentos e maquinário para atender aos ceramistas.
Também participaram da reunião os secretários de Finanças, Valdeires Bentos dos Santos; e de Administração, Waldemar Firmin, e, representando a Câmara Municipal, o presidente Jorge Madeira e os vereadores Sérgio Abreu e Toninho da Prefeitura.