Ipem-SP aprova três radares de trânsito durante fiscalização em Presidente Prudente; confira locais

Ipem-SP aprova três radares de trânsito durante fiscalização em Presidente Prudente; confira locais

Em uma fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (10), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) aprovou três radares de trânsito em Presidente Prudente (SP).

Dois deles haviam sido rejeitados na primeira aferição, em fevereiro deste ano, e estão localizados na Avenida da Saudade, 1.649, no bairro Cidade Universitária, e no km 6 da Rodovia Arthur Boigues Filho, a Estrada da Amizade, no Parque Residencial Carandá.

Já o terceiro, situado no cruzamento entre as avenidas José Soares Marcondes e Marechal Deodoro, na Vila Euclides, passou por uma avaliação periódica e segue em funcionamento no local.

À TV Fronteira, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que, com essa aprovação, os equipamentos voltam a fotografar e gerar autuações aos motoristas que infringirem os limites de velocidade determinados em cada trecho.

O laudo de aprovação dos radares é válido por um ano.

Para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE).

Verificação metrológica

 

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo.

Conforme a Portaria 158/2022, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.