A produção de ovinos para corte em 2013, nos municípios vinculados à Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) de Dracena, está prevista em 4.220 cabeças de carneiros e ovelhas, totalizando 126.161 quilos de carne.

A Cati de Dracena abrange 16 municípios, de Mariápolis a Panorama – Paulicéia e segundo a previsão do órgão, em seis cidades da região, não há criação de carneiros e ovelhas registrados, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama e São João do Pau D’ Alho.
Conforme o levantamento da Cati, a região possui atualmente mais de 8,7 mil cabeças de ovinos, mas somente uma parte é destinada para o abate comercial.
Segundo o engenheiro agrônomo e assistente de planejamento da Cati, Marcelo Soares de Sena, os ovinos não enviados para o corte, são utilizados principalmente como matrizes reprodutoras.
“A criação de ovinos na região está se mantendo estável, a atividade é rentável, desde que atenda recomendações técnicas de produção, é uma criação que necessita de cuidados, como no controle e combate de vermes que estão sujeitos a contrair”, explica Sena.
O manejo dos animais é outro cuidado que o produtor deve ter. Segundo o agrônomo, há casos que é necessário recolher a criação à noite para não sofrerem riscos de ataques de animais, como de cachorros e raposas.
Sena explica ainda que o período para abate de cordeiros para o consumo, pode ser feito a partir de seis meses de idade do animal.
Na região, conforme levantamento da Cati, Adamantina possui o maior número de ovinos enviados para abate, 1.500 (do total de 2 mil cabeças existentes), depois vem Dracena, com 925 cabeças (das 1.323 existentes), Junqueirópolis, com 525 cabeças (do total de 2.100 animais).
Na sequência estão Mariápolis, com 250 cabeças destinadas para o corte (das 500 existentes); Santa Mercedes, com 350 cabeças (do total de 780 em criação); Paulicéia, com 220 cabeças (das 220 existentes); Irapuru, com 200 cabeças para abate (das 1 mil existentes); Flórida Paulista, com 200 cabeças para abate (do total de 300) e Tupi Paulista, com 50 cabeças para o corte (das 500 existentes).