Encerra na próxima quarta-feira (31), o curso gratuito de Pronto Socorrismo ministrado pela equipe do Posto de Corpo de Bombeiros de Dracena. 
De acordo com um dos instrutores do curso, o 2º sargento PM Cereali, o número de vagas disponibilizadas foram encerradas há poucas horas após as inscrições terem iniciado.
Ao todo, são 22 alunos, entre homens e mulheres da cidade e municípios vizinhos como Junqueirópolis, Monte Castelo e Tupi Paulista que receberão certificados de conclusão com carga horária de 40 horas semanais. Mas para que isso ocorra os alunos terão que ser aprovados nas provas que estão acontecendo com média mínima de sete pontos. Até o momento já foram três avaliações teóricas. Até o final do curso esta prevista para ocorrer novas provas além de avaliação prática.
Desenvolvido há mais de dez anos pelos instrutores do Corpo de Bombeiros, o curso se tornou tão tradicional que mesmo com o término das inscrições, há interessados em fazer o curso já no próximo ano.
Cereali pontua que entre os assuntos abordados aos alunos estão: avaliações de vítimas; controle de hemorragia; imobilização de membros fraturados; emergências clínicas; acidentes específicos (animais peçonhentos, queimaduras e afogamento); tratamento em casos de paradas respiratórias e cardiorrespiratórias e desobstrução de vias aéreas.
“O curso é de suma importância, pois uma atitude simples como desobstrução de via área pode salvar vítimas, principalmente dos municípios que não possuem o posto de bombeiros. Com a ajuda dessas pessoas capacitadas, facilita enquanto os bombeiros deslocam até a cidade desta vítima”, explica Cereali.
O curso tem a coordenação do 1º tenente PM Maxwel Isidoro da Silva.