A Prefeitura de Osvaldo Cruz, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, confirmou na quarta-feira (24), o primeiro caso de paciente acometido pelo vírus Influenza A (H1N1) no município em 2013.
O paciente do sexo masculino, que não teve o nome divulgado, recebeu atendimento adequado, conforme recomendação do Ministério da Saúde e foi encaminhado para suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em outro município. A Vigilância Epidemiológica informou ainda que, no momento, o paciente permanece internado para tratamento devido a uma “complicação renal e possivelmente transitória”.
A notificação foi confirmada por meio de exame laboratorial realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, de Marília, cujo resultado foi enviado de volta ao município na terça-feira, 23.
Neste ano, Osvaldo Cruz teve sete casos notificados como suspeitos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) sendo que, desses, seis tiveram resultado negativo (incluindo o caso em que uma paciente foi a óbito, mas sem relação com essa doença).
Nenhum outro caso suspeito foi notificado até o momento no município.
Nenhuma morte – O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz esclareceu também que, diferente do que foi veiculado por órgãos de imprensa local, a morte de uma paciente na semana passada, que teria iniciado tratamento na Santa Casa local com suspeitas de gripe provocada pelo vírus H1N1, não está relacionada com a doença.
A técnica responsável pela Vigilância reforçou que nesta época de inverno e com a chegada da onda de frio nesta semana é importante que as pessoas mantenham-se atentas a ambientes arejados, evitar ambientes com a concentração de muita gente e um reforço quanto à higiene pessoal.