A Orquestra de Sopros e Percussão – FACMOL (Celda Mello Oliveira), da cidade de Pereira Barreto conquistou o público que assistiu a abertura dos Jogos Regionais de Dracena, na noite de quinta-feira (18), no Ginásio Municipal Dovilho Moura.
Pereira Barreto é considerada estância turística, situa-se no extremo noroeste do Estado, na divisa com Mato Grosso do Sul. Na cidade ainda há a Usina Hidrelétrica de Três Irmãos.
O maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos falou por telefone com o Jornal Regional sobre um pouco da história da banda. Segundo ele, a FACMOL faz parte do Projeto de Bem Com a Vida II da Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto. Entre os integrantes, encontram-se alunos da EMEB Prof.ª Celda Mello Oliveira, Prof.ª Maria Elza de Aguiar Domingues e EMEB COM. Hirayuki Enomoto, além de professores.
A FACMOL é composta por 70 músicos, com idade a partir de nove anos, divididos entre os instrumentos de sopro e percussão. O Projeto de Bem Com a Vida II é mantido com recursos municipais e desde o início de suas atividades conta com a regência do maestro Wellington, que também está na coordenação geral do de Bem Com a Vida. “Nosso projeto atende cerca de 850 pessoas residentes no município e desenvolve um projeto específico de musicalização”, contou o maestro.
Até 1992, a FACMOL era uma fanfarra e em 2008 passou ao posto de orquestra de sopros. O maestro Wellington ressaltou que a orquestra já recebeu os maiores títulos tanto estaduais quanto nacionais, no total foram 170 premiações.
Durante a abertura dos Regionais, o grupo fez uma apresentação buscando a interação com o público. “Montamos um repertório com músicas que estão na mídia e depois apresentamos também um número de magia nos estilos do Cirque Du Soleil”.
Wellington finalizou dizendo que o evento estava bem organizado e o grupo deixou Dracena com a satisfação do dever cumprido.