O Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Dracena vem prestar alguns esclarecimentos em resposta à nota publicada no dia 27 de junho de 2013 na coluna de responsabilidade do jornalista Valdir Andrêo.
Em relação ao que foi publicado, sobre a falta de ortopedistas para atendimento de pacientes do SUS no Pronto Atendimento Municipal, esclarecemos que não há plantão presencial de nenhuma especialidade médica no Pronto Atendimento Municipal (PAM), incluindo a Ortopedia e Traumatologia, isto é, não há ortopedistas contratados para fazerem plantões presenciais no PAM de Dracena. Portanto, os atendimentos iniciais dos pacientes que procuram o PAM são feitos pelos médicos plantonistas contratados pela Prefeitura Municipal de Dracena, e que ficam presentes no plantão durante as 24 horas do dia.
Os médicos das especialidades como ortopedia, cirurgia, clínica médica, pediatria, obstetrícia e anestesia, fazem parte do corpo clínico da Santa Casa de Dracena e prestam serviço através de plantão de disponibilidade, ou seja, não ficam presentes durante as 24 horas do dia no hospital, e só são chamados para atendimentos de casos de maior gravidade, que necessitem de internação ou cirurgias de urgência e emergência.
Os casos mais simples, como as contusões, entorses ou pequenas fraturas, são encaminhados para o ambulatório de ortopedia, que presta atendimento todos os dias pela manhã na Santa Casa de Dracena.
Quando o nobre professor e o “vereador anônimo” dizem que os ortopedistas só comparecem para atendimento no PAM mediante ao pagamento de uma consulta particular, deveriam se informar melhor sobre como se dá a prestação de serviços de plantão de disponibilidade oferecidos pela Santa Casa de Dracena.
A solicitação de um ortopedista para atendimento de uma consulta particular em casos mais simples, onde não existe a necessidade de atendimento especializado de urgência, fica a critério do paciente. É facultado a qualquer paciente, solicitar a qualquer hora a presença de um ortopedista, mediante ao pagamento de consulta. Aliás, como ocorre com qualquer outra especialidade médica que faça parte do corpo clínico da Santa Casa de Dracena.
Finalmente, o Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Dracena quer deixar bem claro à população que em hipótese alguma se recusa a atender os pacientes do SUS que lhe são encaminhados, seja através do ambulatório de ortopedia, como nos caso de menor gravidade, seja através de internações, como nos casos de urgência e emergência, e continuará prestando um serviço de qualidade á população de Dracena e região.