Faltando pouco mais de um ano para as eleições, os virtuais candidatos ao Congresso Nacional e à assembléia estadual começam a desembarcar na cidade. Ilustres desconhecidos, valem-se de contatos de políticos locais para apresentar” seus programas. De acordo com a popularidade do anfitrião e da possibilidade de expressivos votos, prometem verbas que beneficiarão esta ou aquela entidade. Expediente medieval que se repete a cada quatro anos.
Não teve coragem
Ao longo dos tempos, determinados políticos do segundo escalão se especializaram em tomar dinheiro de alguns candidatos, em troca de votos. Para tanto recebiam um veículo e verba para combustível, assim como determinada importância em dinheiro para oferecer churrasco de costela,cachaça e cerveja de segunda linha. Contam que um dos contratados obteve número de votos tão reduzido que devolveu o veículo via sedex.
Medalha de ouro
O petista Alexandre Padilha, titular do ministério da Saúde e candidato a candidato à sucessão de Geraldo Alckmin, é o recordista do uso de jatos da FAB em seus deslocamentos em território paulista e outras regiões do país. Há informações de que partiram dele 111 das 1.664 solicitações registradas pela FAB. “A utilização da aeronave é necessária para pactuar políticas do SUS em todo país”, justificou o ministro voador.
Justifica o nome
O trecho de pouco mais de 200 quilômetros da rodovia Transbrasiliana (BR-153), entre Ourinhos e Promissão é conhecido como “rota caipira do tráfico”. E a denominação cai como uma luva: de 2010 até o fim de junho passado, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou a apreensão de quase sete mil quilos de drogas: 5.800kg de maconha, 775,3kg de cocaína, 234,6kg de crack e 39,2kg de haxixe.
Dieta…
Apenas 18,2% dos brasileiros consomem a quantidade de frutas e legumes, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 400 gramas por dia. O alerta partiu da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) que ainda informa que os brasileiros só gastam 6,2% de sua renda com frutas, legumes e verduras.
… nada saudável
Por outro lado, o país enfrenta, atualmente, o que pode ser chamado de transição nutricional, uma vez que a tradicionalíssima dupla arroz e feijão registra queda. Em contrapartida, carnes gordurosas e embutidos aumentam nos almoços e jantares. Dotados de alto teor de sal, salsichas e linguiças aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
Notícia de fora
A revista britânica The Economist garante que o salário básico dos parlamentares do Brasil é maior do que o de países ricos como Japão, Alemanha e Canadá. Se for considerado como proporção do PIB (produto interno bruto) per capita, os ganhos dos legisladores tupiniquins superam o de 24 dos 29 países analisados. Os daqui faturam o equivalente a US$ 157,6 mil por ano.
Tem coisa pior
Consolem-se os são-paulinos que sofrem com Lúcio, Toloi, Juan, Edson Cabeção e o dorminhoco Paulo Ganso. O Noroeste consegue ter campanha pior que o tricolor, no corrente ano. O time de Bauru acumula 13 partidas sem vitória e 629 minutos sem assinalar um gol. O ultimo triunfo se deu em fevereiro, contra o poderoso Monte Azul. E o derradeiro gol verificou-se em 17 de março, contra a não menos poderosa Santacruzense.